35.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Impacto dos medicamentos genéricos no preço é destaque em estudo do Ipea

Um novo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a introdução de medicamentos genéricos no mercado resulta em quedas significativas nos preços dos medicamentos, chegando a reduções superiores a 50%. O estudo destaca que quanto mais opções de um determinado medicamento são disponibilizadas, mais barato o produto se torna.

Medicamentos genéricos podem ser produzidos após a quebra da patente do “medicamento de referência”, evento que geralmente ocorre 20 anos após o lançamento do produto, ou antes, em casos específicos. Esses genéricos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica que o medicamento de referência.

Os detalhes do estudo foram divulgados no site do Ipea nesta segunda-feira (10), marcando os 26 anos da Lei Federal 9.787/1999, que estabeleceu os medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados indicam que a entrada do primeiro produto genérico no mercado levou a uma redução média de 20,8% nos preços mínimos. Com a introdução do terceiro genérico, a economia média alcançou aproximadamente 55,2%.

O estudo também foi publicado como um artigo no livro “Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos”, lançado pelo Ipea em novembro do ano passado. A obra digital está disponível gratuitamente para interessados. O artigo, intitulado “Efeitos da Entrada de Genéricos no Mercado sobre o Preço dos Medicamentos”, foi escrito pelo pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha.

Os resultados mostram que mercados altamente concentrados sofrem maior impacto. Nesses mercados, onde há menos concorrência para o medicamento de referência, a entrada dos genéricos resulta em uma redução média de 34% nos preços.

O momento da introdução dos genéricos também influencia os efeitos no preço. Quando o genérico é lançado logo após a perda da patente do medicamento de referência, a redução nos preços é mais acentuada. Atrasos na introdução podem prejudicar essa queda.

O estudo indica ainda que os genéricos já se tornaram um hábito entre os brasileiros, representando atualmente 34% do valor total das vendas de medicamentos. Entre 2003 e 2019, a comercialização dos genéricos cresceu anualmente 18,3%, um percentual três vezes maior do que o observado para os demais tipos de medicamentos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023

Mais de 120 veículos podem ser arrematados em leilão do Detran-MS

Pregão é online e segue aberto até 21 de novembro com visitas aos lotes serão dos dias 17 à 19 em Campo Grande. O Detran-MS...

Mutirão da Limpeza segue até 10 de novembro nos bairros Vila Haro e Vila dos Ferroviários

Ação da Prefeitura de Três Lagoas combate criadouros de doenças e incentiva descarte correto de resíduos domiciliares