24.1 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Impacto dos medicamentos genéricos no preço é destaque em estudo do Ipea

Um novo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a introdução de medicamentos genéricos no mercado resulta em quedas significativas nos preços dos medicamentos, chegando a reduções superiores a 50%. O estudo destaca que quanto mais opções de um determinado medicamento são disponibilizadas, mais barato o produto se torna.

Medicamentos genéricos podem ser produzidos após a quebra da patente do “medicamento de referência”, evento que geralmente ocorre 20 anos após o lançamento do produto, ou antes, em casos específicos. Esses genéricos possuem a mesma substância ativa, forma farmacêutica, dosagem e indicação farmacológica que o medicamento de referência.

Os detalhes do estudo foram divulgados no site do Ipea nesta segunda-feira (10), marcando os 26 anos da Lei Federal 9.787/1999, que estabeleceu os medicamentos genéricos no Brasil. Os resultados indicam que a entrada do primeiro produto genérico no mercado levou a uma redução média de 20,8% nos preços mínimos. Com a introdução do terceiro genérico, a economia média alcançou aproximadamente 55,2%.

O estudo também foi publicado como um artigo no livro “Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos”, lançado pelo Ipea em novembro do ano passado. A obra digital está disponível gratuitamente para interessados. O artigo, intitulado “Efeitos da Entrada de Genéricos no Mercado sobre o Preço dos Medicamentos”, foi escrito pelo pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha.

Os resultados mostram que mercados altamente concentrados sofrem maior impacto. Nesses mercados, onde há menos concorrência para o medicamento de referência, a entrada dos genéricos resulta em uma redução média de 34% nos preços.

O momento da introdução dos genéricos também influencia os efeitos no preço. Quando o genérico é lançado logo após a perda da patente do medicamento de referência, a redução nos preços é mais acentuada. Atrasos na introdução podem prejudicar essa queda.

O estudo indica ainda que os genéricos já se tornaram um hábito entre os brasileiros, representando atualmente 34% do valor total das vendas de medicamentos. Entre 2003 e 2019, a comercialização dos genéricos cresceu anualmente 18,3%, um percentual três vezes maior do que o observado para os demais tipos de medicamentos.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...