24.2 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

II Seminário Municipal do PNAIC começa nesta sexta-feira (5)

02/12/2014 – Atualizado em 02/12/2014

Três Lagoas é referência Estadual na implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Por: Thais Dias com informações da Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Lagoas, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), realiza entre os dias 5 e 6 de dezembro, em período integral, o II Seminário Municipal do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no auditório da Escola Estadual “João Magiano Pinto” (JOMAP).

O PNAIC é de iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e se configura como um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

PROGRAMAÇÃO

No dia 5, à 19h, será a Abertura Oficial do evento, que conta apresentação cultural do Teatro da Escola Municipal Professor Ramez Tebet e retrospectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Orientadores de Estudo.

Já o dia 6 se divide em dois horários, a partir das 7h o evento recebe a apresentação de dança do Centro de Educação Infantil (CEI) Guanabara. Além de Resultado da ANA 2013; relatos de professores alfabetizadores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Três Lagoas (Português e Matemática).

A partir das 13h do mesmo dia, o Seminário prestigia a apresentação da poesia “As Lagoas” pela aluna Beatriz Garcia e segue novamente com relatos de professores alfabetizadores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Três Lagoas (Português e Matemática).

REFERÊNCIA

A Semec, por meio da Assessoria Especial Educacional e Pedagógica, enviou seis professoras a Campo Grande, no mês de julho, para participarem da 3ª fase de formação de professores orientadores do PNAIC.

“Fomos os primeiros a ser convidados dentro do Estado. Isso, porque o nosso empenho em aplicar o Pacto tem nos tornado referência em Mato Grosso do Sul. O trabalho de formação, que otimiza a qualidade do ensino, vem sendo feito antes mesmo da assinatura do PNAIC em 2012”, comentou o secretário municipal de Educação, Mário Grespan Neto.

ATENDIMENTO

Conforme a assessora educacional e pedagógica da Semec, Jussara Fernandes, o PNAIC atende, em Três Lagoas, 136 professores cadastrados, que recebem bolsa auxílio. Além de 29 professores convidados e 4.511 alunos da Rede Municipal de Educação.

“Essa é uma responsabilidade da Semec e da Assessoria Pedagógica, que conta com uma equipe empenhada em sempre melhorar. Somos gratos pelo empenho dos nossos servidores em fazer a diferença para que essa formação e a execução do PNAIC sejam possíveis”, salientou Jussara.

PNAIC

No Brasil, 15,2% das crianças chegam aos oito anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação, o Ministério da Educação lançou o PNAIC.

Realizado entre Municípios, Distrito Federal, Estados e União, o objetivo do pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Créditos: Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PROCON-TL divulga pesquisa de preços de combustíveis no município

O levantamento tem como objetivo auxiliar os consumidores a encontrarem os melhores valores e incentivar a concorrência justa no mercado local.

Defesa Civil de Três Lagoas passa a funcionar em prédio totalmente revitalizado pela SEINTRA

A revitalização incluiu a troca total do telhado, substituição do forro, nova pintura e demais reparos estruturais necessários para garantir a integridade do imóvel.

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.