35.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Idoso com dois corações sobrevive a parada cardíaca

Saúde – 24/01/2012 – 09:01

No início, não havia nada de anormal no homem que, em 2010, entrou em uma sala de emergências na cidade italiana de Verona. Ele estava com falta de ar, sudorese e tinha pressão arterial baixa – típicos problemas cardiovasculares. O que surpreendeu os médicos do departamento foi que ele possuía dois corações.

“Nós nunca vimos nada semelhante a este caso antes”, disse um dos responsáveis pelo atendimento, Dr. Giacomo Mugnai. Descobriu-se que, alguns anos antes, o homem tinha sofrido um transplante cardíaco heterotópico. Ao contrário do transplante tradicional, em que um órgão é removido e outro posto em seu lugar, um transplante heterotópico fornece um novo órgão ao doente, sem substituir o antigo.

“Os cirurgiões podem deixar no lugar se for muito trabalho para tirar, ou se há esperança para a recuperação do coração, após um período de tempo sendo ajudado pelo novo órgão”, explicou o Dr. Rade Vukmir, professor de medicina de emergência da Temple University.

Vukmir ainda explicou os riscos do procedimento. “Você pode desenvolver dois ritmos cardíacos independentes, especialmente em um cenário onde um coração fica um pouco melhor”, disse. Foi o que aconteceu com o italiano de 71 anos de idade. Após complicações, um desfribilador o trouxe de volta e, hoje, ele é saudável, além de ainda possuir os dois corações.

Fonte: POP

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Eldorado Brasil abre 65 vagas para o Programa Jovem Aprendiz em Três Lagoas

As inscrições vão de 15 a 26 de setembro e podem ser realizadas pelo site da empresa A Eldorado Brasil, uma das empresas mais competitivas...

Nelore de MS vence prova de eficiência alimentar e terá sêmen multiplicado

Touro do Estado teve destaque nacional de qualidade de carcaça Transferência embrionária que vêm sendo desenvolvida há décadas, a raça Nelore, aquele gado branco predominante na pecuária brasileira...

Inspetor da PRF em Três Lagoas se aposenta após três décadas de serviços prestados

José Ferreira Torres iniciou a carreira em 1994, foi chefe da delegacia local e deixa legado de dedicação à segurança pública.