19.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho, 2025

Identificada proteína que impede perda de visão grave em idosos

Saúde – 13/02/2013 – 19:02

Pesquisadores do Louisiana State University Health Sciences Center, nos EUA, identificaram uma proteína que protege as células fotorreceptoras da retina de danos graves induzidos pela luz.

A proteína pode fornecer um novo alvo terapêutico para uma doença degenerativa hereditária da retina e degeneração macular relacionada à idade.

O ciclo visual é essencial para a regeneração de pigmentos visuais que sentem a luz para a visão. No entanto, os ciclos anormais visuais promovem a formação de subprodutos tóxicos que contribuem para o desenvolvimento degeneração macular relacionada à idade, a principal causa de perda de visão em pessoas idosas que afeta cerca de 2 milhões de americanos.

Os mecanismos que regulam o ciclo visual têm sido pouco claros. Identificação e caracterização de enzimas reguladoras do ciclo visual é fundamental para a compreensão destes mecanismos.

RPE65 é uma enzima chave envolvida no ciclo visual. Mutações em RPE65 têm sido associadas com a perda de visão precoce, degeneração da retina, doenças oculares e cegueira. Apesar dessa importância, os mecanismos que regulam a função de RPE65 são desconhecidos.

Para identificar e caracterizar inibidores previamente desconhecidos de RPE65, os cientistas testaram cinco proteínas candidatas. Usando a triagem de gene, a equipe de pesquisa descobriu que um deles, proteína de transporte de ácidos graxos 4 (FATP4), é um regulador negativo, que inibe RPE65.

“Nós descobrimos que FATP4 protege células fotorreceptoras da retina de experimentar degeneração da retina”, observa o coautor da pesquisa Nicolas Bazan.

De acordo com os autores, a pesquisa sugere que FATP4 pode ser um alvo terapêutico para a doença hereditária degenerativa da retina e degeneração macular relacionada à idade causadas por mutações em RPE65.

Fonte: Portal R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quase 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família após aumento de renda

Mais de 3,5 milhões de pessoas superaram a pobreza em julho; governo atribui saída a empregos, empreendedorismo e qualificação profissional

Suspeito de tráfico de drogas teria sido preso em condomínio de Três Lagoas

Polícia Civil realizou operação nesta terça-feira (22) no condomínio Bem-Te-Vi após denúncias sobre ponto de venda de entorpecentes

Rifa “Amigos de Patas” tem mais de 40 prêmios

Ação arrecada fundos para a proteção animal em Três Lagoas; cada número custa R$ 20 e todos os participantes ganham brinde