Geral – 22/02/2012 – 09:02
‘Lesão’ estaria localizada na mesma área onde câncer foi retirado no ano passado
O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou na tarde desta terça-feira que precisará passar por uma nova cirurgia para retirar um tumor. De acordo com o anúncio feito na televisão estatal, uma nova “lesão” foi diagnosticada por sua equipe médica após exames feitos neste fim de semana. O problema estaria localizado na mesma área onde um tumor maligno foi retirado em junho do ano passado.
Em pronunciamento feito em Barinas, estado onde nasceu, ele afirmou que “não há metástase” e que “no exame (feito) em Havana, foi detectada uma lesão no mesmo local onde foi extraído o tumor há quase um ano”, confirmando as informações do jornalista Nelson Bocaranda de que ele tinha viajado a Cuba. O presidente afirmou que vai se submeter a uma nova operação nos próximos dias, sem fornecer mais detalhes.
Chávez, de 57 anos, afirmou ter viajado para fazer exames de revisão em Havana no sábado e confessou ter exposto seu problema por causa das informações que circularam na imprensa. Segundo ele, a intenção era “criar angústia e desestabilizar o país” com as notícias. O mandatário disse ainda que existem pessoas que o odeiam muito e desejam vê-lo morto.
— Por causa dos crescentes rumores, sou obrigado a informar agora… É uma pequena lesão, de cerca de dois centímetros de diâmetro, muito claramente visível. Será preciso retirá-la, vai ser preciso mais uma cirurgia, supostamente menos complicada que a de antes — disse, afirmando que só depois da operação se saberá se o novo tumor tem ligação com o antigo.
O presidente pediu desculpas ao povo venezuelano pelo novo problema de saúde:
— Lamento muito informar ao povo venezuelano porque sei que, assim como alguns se alegram, sei que a maioria sofrerá com isso — afirmou, pedindo que a população não fique alarmada e garantindo que está em boas condições físicas para “enfrentar a batalha”.
- Independente do que me aconteça, essa revolução já está encaminhada. Estou com Deus e viverei por vocês até o último dia de minha vida. Amanhã informaremos mais detalhes — assegurou Chávez, que voltou de Havana no domingo.
Fonte: O Globo