24.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Hipertensos e diabéticos terão acompanhamento domiciliar

28/09/2017 15h52

Objetivo da nova política é ampliar o poder de resolver problemas na Atenção Básica que, atualmente, soluciona cerca de 80% das demandas de saúde

Por: Dayane Milani

Agentes comunitários de saúde já podem realizar o acompanhamento domiciliar de mais de cinco milhões de hipertensos e diabéticos em todo Brasil.

O atendimento é possível graças à nova Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde que, entre outras medidas, valoriza a atuação dos agentes comunitários. Esses profissionais passam a ter mais atribuições, como medir pressão, glicemia e fazer curativos.

A política também vai aumentar o número de equipes de saúde aptas a receber recursos federais. Segundo a coordenadora-geral de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Erica Rodrigues de Almeida, as novas regras vão aumentar a quantidade de profissionais para atender a população.

“Diversas ações na perspectiva de apoiar estados e municípios na implementação das novas propostas das incorporações da PNAB já estão em curso. Incluem o apoio institucional aos municípios e estados, o apoio financeiro, um suporte financeiro aos municípios para anteder ao credenciamento das novas equipes de atenção básica.

O Ministério da Saúde vai organizar, desenvolver e ofertar a qualificação aos agentes comunitários de saúde, num prazo máximo de cinco anos, para que eles estejam aptos a realizarem os procedimentos”.

O objetivo da nova política é ampliar o poder de resolver problemas na Atenção Básica que, atualmente, soluciona cerca de 80% das demandas de saúde da população, diminuindo a busca por atendimentos na rede de urgência e emergência.

Hoje, 40% dos agentes comunitários de saúde já possuem qualificação como técnicos de enfermagem e estão aptos a realizar as novas funções.

Os demais serão capacitados pelo Ministério da Saúde em um prazo máximo de cinco anos. Até lá, a expectativa é que todos os pacientes cadastrados passem a ter maior acompanhamento domiciliar.

*Com Agência Rádio

(Foto: Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avião de Lauana Prado realiza pouso de emergência após voo

Apesar da gravidade da situação, ninguém da tripulação ou da equipe de Lauana se feriu

Moraes mantém condenação de mulher que pichou estátua no 8 de Janeiro

Cabeleireira foi condenada a 14 anos de prisão por participar dos atos O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira...

Ciclone extratropical: MS pode registrar temporal nesta semana

Ciclone extratropical que começou no norte da Argentina chega a Mato Grosso do Sul a partir de terça-feira (19) Depois de semanas marcadas por um...