27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Graça Foster é obcecada pelo cumprimento de metas

Economia – 24/01/2012 – 17:01

Funcionários graduados da Petrobrás tinham certeza de que Graça Foster substituiria Gabrielli, mas não tão cedo

Trabalhadora incansável, antenada com todos os processos relacionados ao setor que dirige e que não costuma delegar poderes com facilidade. Assim é Maria das Graças Foster, na descrição de funcionários da Petrobrás que com ela conviveram nos últimos anos.

Além disso, a provável futura presidente da companhia é uma executiva obcecada na exigência do cumprimento de ordens e metas, que não costuma dar muita atenção às opiniões contrárias à sua e que trata as pessoas, no dia a dia, com rigidez considerada até excessiva. Se confirmada, Graça Foster será a primeira mulher no comando da maior empresa do País.

Desde o ano passado, os funcionários mais graduados da Petrobrás tinham convicção de que Graça, como gosta de ser chamada, sucederia a José Sergio Gabrielli. Só não esperavam que fosse logo no primeiro bimestre. Esperavam a substituição para meados de 2012.

A certeza da escolha da diretora de Gás e Energia se baseava em dois fatores: ela é competente no que faz e desfruta da amizade e confiança da presidente Dilma Rousseff, com quem trabalhou no Ministério de Minas e Energia no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006).

A convite de Dilma, recém-empossada ministra de Minas e Energia, Graça Foster foi, de janeiro de 2003 a setembro de 2005, secretária de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do ministério. As duas se conheceram anos antes, no Rio Grande do Sul, quando Dilma integrou o secretariado da administração do governador Olívio Dutra. A hoje presidente era a responsável pela pasta de energia.

Graça Foster ingressou na Petrobrás como estagiária em 1978. Fez carreira na empresa. Presidiu a Petroquisa – subsidiária da área de petroquímica – e a BR Distribuidora. Trabalhou também na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), em que integra o Conselho de Administração. Assumiu a Diretoria de Gás e Energia da Petrobrás em setembro de 2007. Sua área acumulou lucro de R$ 2,6 bilhões até setembro de 2011. Foi o segundo melhor resultado da estatal após a diretoria de exploração e produção.

A executiva formou-se em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez pós-graduação em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e MBA em economia pela Fundação Getúlio Vargas.

Em 2010, quando das discussões sobre a composição do ministério da recém-eleita presidente Dilma, Graça Foster chegou a ser cotada para a Casa Civil e para a presidência da Petrobrás. Na ocasião foi divulgada informação de que a empresa C. Foster, do marido dela, Colin Foster, a partir de 2007, foi contratada 42 vezes pela Petrobrás, 20 delas sem licitação, para fornecimento de componentes eletrônicos nas áreas de tecnologia, exploração e produção.

Aliados de Graça alegaram, na época, que ela fora vítima de “fogo amigo”, por parte de petistas interessados em afastá-la da disputa por cargos importantes. Informou-se também que a empresa do marido prestava serviços muito especializados, daí a contratação sem a concorrência exigida por lei. O fato é que, após as denúncias, Graça Foster deixou a lista dos favoritos ao primeiro escalão do futuro governo Dilma.

No mercado do óleo e gás, empresários avaliam que a proximidade e as semelhanças com Dilma darão a Graça Foster força para fazer uma administração mais técnica que política. Entre as características citadas estão a memória para números da empresa e a seriedade.

Fonte: Estadão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...