Geral – 02/04/2013 – 16:04
O governo estuda uma forma de regulamentar o setor de vale-refeição e vale-alimentação no País como forma de garantir uma maior concorrência e forçar a redução das taxas cobradas pelas operadoras, afirmou o jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira.
A ideia da ação é conseguir diminuir o peso dos alimentos e bebidas no índice oficial da inflação, já que, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, as taxas de operação dos cartões no Brasil passa de 6%, enquanto na Europa e nos EUA gira em torno de 1%, pesando no preço final dos alimentos.
De acordo com a publicação, os ministériso da Casa Civil e da Fazenda, em conjunto com o Banco Central (BC), discutem a criação de regras geral de pagamentos, que deverá incluir também ajustes na forma de taxação dos cartões de débito e crédito. Porém, segundo o jornal, o inusitado da medida é que os problemas têm origem no setor público, já que o próprio governo está negociando com as administradoras de tíquetes contratos com taxas negativas.
Fonte: Correio do Estado