32.9 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Governo lança em dezembro edital de parceria público-privada com valor de R$ 3,8 bilhões

Prazo previsto para a universalização dos serviços de água e esgoto será de 10 anos

22/10/2019 07h36
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O Governo do Estado anunciou ontem (21) que o edital de parceria público-privada (PPP) que prevê a universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto nas 68 cidades sob a concessão da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) será publicado em pregão da Bolsa de Valores até dezembro. Segundo o governador, o prazo previsto para a universalização dos serviços será de 10 anos. O valor do edital, entre capex e opex (custos operacionais e despesas), chega a R$ 3,8 bilhões.

O anúncio foi feito em seminário realizado na última segunda-feira (21) que debateu sobre as parcerias público-privadas (PPP), concessões e Fundos de Investimentos e sobre um novo marco para o saneamento básico no País. Sobre a parceria, o governador Reinaldo Azambuja disse que o projeto começou a ser discutido em 2016. “Fomos construindo dentro da empresa e agora finalizamos todos os projetos e toda equação e hoje a gente vê que está equilibrado. Acho que isso está bem desenhado. Queremos publicar até dezembro pela Bolsa, provavelmente 120 dias pós-publicação, tem que dar um tempo para os investidores conhecerem o projeto, tirar as dúvidas, como fizemos com a MS-306. Dar um período para o investidor conhecer o projeto”, explicou o governador.

Segundo Azambuja, a intenção é transformar Mato Grosso do Sul no primeiro Estado a universalizar o saneamento básico. “Eu acredito que sim (seremos o primeiro estado do país a universalizar o esgoto). Acho que pelo nível de investimento e dando tudo certo essa PPP nós vamos abreviar e muito o tempo. Mato Grosso do Sul deve ser o primeiro do país a universalizar em 68 cidades, porque temos a capital que é privatizada e temos outras cidades que são serviço autônomos (o município que é o detentor do serviço de água e esgoto), mas nas 68 cidades sobre concessão da Sanesul vamos ser o primeiro do país”.

O governador reforça ainda que a PPP vai abreviar o tempo em que o serviço será ofertado. “O cidadão sul-mato-grossense, em 10 anos, terá todo esse serviço universalizado e disponível na porta, na sua casa, no seu comércio, em todas as 68 cidades. Isso é um ganho de tempo, se fosse com recurso público, da empresa, muitas vezes nós levaríamos 40 anos para fazer isso, então nós abreviamos o tempo, ofertamos um serviço de qualidade e trazemos um parceiro privado sem vender a empresa”, afirmou Azambuja.

A medida não será válida para Campo Grande, onde a coleta e tratamento de esgoto está com a iniciativa privada, e para outras 10 cidades sul-mato-grossenses que têm gestão municipal do serviço: Rochedo, Jaraguari, Corguinho, Bandeirantes, Bela Vista, Glória de Dourados, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Cassilândia e Paraíso das Águas.

Informações do site Correio do Estado

Seminário foi realizado na Assembleia Legislativa - Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...