32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Governo de MS promove capacitação online para combate à dengue e outras arboviroses

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, está convocando Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para participarem do curso online e gratuito de capacitação em arboviroses, oferecido na plataforma do Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde).

Com o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya no país, o curso busca atualizar os profissionais que atuam na prevenção e no manejo dessas doenças. Em 2023, a dengue causou mais de mil mortes no Brasil — muitas associadas à falha no reconhecimento de sinais de alarme e ao manejo clínico inadequado.

A capacitação tem carga horária de 10 horas e aborda, por meio de videoaulas e materiais técnicos, temas como diagnóstico, tratamento e fluxogramas de atendimento, além de cuidados específicos com a chikungunya.

A responsável técnica pelos ACS na SES, Elisângela Hermes, alerta que fatores como urbanização desordenada e saneamento precário favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ela também destaca a importância da formação contínua para garantir respostas eficazes, especialmente no período de maior incidência, entre outubro e maio.

O curso pode ser acessado gratuitamente em:
🔗 mais.conasems.org.br/cursos/30_curso-de-capacitacao-em-arboviroses
Outros conteúdos de capacitação estão disponíveis na plataforma Telessaúde da SES:
🔗 telessaude.saude.ms.gov.br

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana