25.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Governo de MS investe R$ 503 mil em armamento não letal para Polícia Penal

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), adquiriu componentes de armamento não letal para uso do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) da Polícia Penal. O investimento total foi de R$ 503.125,60, com recursos provenientes do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), repassados ao Funpes (Fundo Penitenciário Estadual) por meio de uma parceria com a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).

Os materiais adquiridos incluem granadas explosivas e fumígenas, espargidores de agente pimenta e cartuchos calibre 12 com projétil de elastômero macio. Todos os itens possuem tecnologia avançada, com chips de rastreabilidade por radiofrequência, o que garante maior controle e segurança em sua utilização.

A entrega dos equipamentos já foi realizada e parte do material será destinada ao CIPE (Curso de Intervenção Prisional e Escolta), que capacita agentes para atuação em situações de conflito no sistema prisional. A aquisição foi feita de forma direta com a empresa CONDOR S/A Indústria Química, única fabricante e fornecedora dos produtos, o que caracterizou a inexigibilidade de licitação, conforme previsto na legislação.

Além dos equipamentos não letais, estão em fase final de compra munições calibre 9 mm e calibre 12, bem como espingardas calibre 12, visando ampliar a capacidade operacional da Polícia Penal.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou que o investimento reforça a estrutura de segurança da instituição. “A Agepen segue investindo na modernização e qualificação de seus profissionais, garantindo maior segurança nas unidades prisionais do estado”, afirmou.

Com informações Agência de Noticias do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Detran-MS torna obrigatório agendamento prévio para atendimentos presenciais em Campo Grande

Portaria entra em vigor no dia 17 de fevereiro e considera como data válida para prazos legais o dia do agendamento no sistema O Departamento...

Estudo do Ipea aponta que redução da jornada para 40 horas teria impacto inferior a 1% em grandes setores

Pesquisa indica que medida pode ser absorvida pelo mercado, mas exige transição gradual para pequenas empresas e setores intensivos em mão de obra A eventual...

Dólar sobe e juros avançam após IPCA de janeiro, mercado reage a cenário externo

Moeda americana opera em alta após atingir menor valor desde maio de 2024; inflação veio levemente acima das projeções O dólar opera com viés de...