Ampliação no Hospital de Câncer de Campo Grande fortalece atendimento oncológico com estrutura moderna e foco em humanização
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Hospital de Câncer de Campo Grande, Alfredo Abrão (HCAA), referência em oncologia no Estado, inauguram na próxima segunda-feira (1º), às 8h, o 4º andar da Unidade III – Nelson Buainain. A nova ala marca mais um avanço na luta contra o câncer, com foco no atendimento humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com 32 leitos modernos e equipados, o novo pavimento foi viabilizado por meio de um investimento estadual de R$ 1,2 milhão. A estrutura amplia a capacidade do hospital para 124 leitos ativos, incluindo enfermarias, UTI e leitos-dia. Desse total, 60 leitos são novos e destinados exclusivamente ao SUS, somando-se aos 32 inaugurados em dezembro de 2024.
A nova área está pronta para uso e parte do mobiliário foi adquirida com recursos de bazares da Receita Federal. A administração do HCAA segue em tratativas com órgãos públicos para garantir financiamento e plena operação dos novos leitos, ampliando o acesso a tratamento especializado e gratuito para a população.
Para a presidente do HCAA, Sueli Lopes Telles, a inauguração representa um divisor de águas. “Cada leito representa mais dignidade e esperança. É um SUS com padrão de hospital particular, que salva vidas todos os dias”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, destacou a importância de políticas públicas que combinem ampliação da estrutura hospitalar com estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
Sobre o HCAA
Fundado em 1995, o HCAA é uma instituição filantrópica responsável por 72% dos atendimentos oncológicos do Estado. Em 2024, foram mais de 224 mil atendimentos realizados e uma média de 17 mil procedimentos mensais, reforçando sua atuação como centro de excelência em tratamento de câncer no MS.
Serviço
Inauguração do 4º andar da Unidade III – Nelson Buainain
Segunda-feira, 1º de setembro de 2025
8h
Rua Marechal Rondon, 1053 – Campo Grande-MS


Fotos: HCAA
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul