24.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Governo de MS comemora ser primeiro em vacinação no país, mas estado fecha semana com recorde de mortes e casos de Covid

Em primeira dose, a imunização já atingiu 9,97%% da população, segundo o secretário estadual de Saúde.

29/03/2021 10h51
Por: Gabrielle Borges

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou nesta segunda-feira (29) que Mato Grosso do Sul foi apontado neste domingo (28) como o primeiro colocado no país, percentualmente, na aplicação de vacinas contra a Covid-19 em relação a população, tanto em primeira quanto em segunda dose. Em primeira, atingiu 9,97% da população.

Resende disse que isso é resultado de planejamento e de uma ação conjunta entre várias equipes do governo, principalmente a da Saúde e da Segurança Pública, e ainda de prefeitos, secretários e equipes de saúde dos municípios. Isso permitiu, conforme ele, que todas as 10 remessas de vacina chegassem aos municípios em menos de 12 horas após a chegada ao estado, sendo utilizadas na sequência para imunização dos grupos prioritários.

O secretário adiantou que nesta semana, provavelmente quarta ou quinta-feira, o estado deve receber um novo lote de vacinas. A expectativa é por uma quantidade maior, possibilitando a conclusão da vacinação de idosos com 60 anos ou mais.

O secretário disse que continua a trabalhar para ampliar leitos de terapia intensiva na capital e no interior. Disse que espera estarem a disposição para a regulação brevemente mais 5 leitos contratados dentro de um hospital privado em Dourados. Ele voltou a lembrar que essa ampliação está muito próxima do limite, por conta da escassez de recursos humanos.

Pior semana da pandemia

Segundo dados do boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES), a semana passada foi considerada a pior da pandemia. Foi registrado o maior número de mortes, 279, e de novos casos, 8.877.

O secretário de Saúde citou que com os 1.137 casos confirmados nesta segunda, a média móvel chegou a 1.369 registros de infectados por dia, nos últimos 7 dias. O total de infectados com o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul atingiu 212.419.

Ele apontou que com as 41 mortes confirmadas nesta segunda, a média móvel atingiu 44,4 óbitos por dia, nos últimos 7 dias e o total de vidas perdidas durante a pandemia chegou a 4.164.

Resende alertou que a taxa de contágio continua crescendo e atingiu 1,07%, assim como a taxa de letalidade, que atingiu pela primeira vez chegou a 2%.

Os hospitais do estado continuam superlotados com o atendimento de pacientes com Covid-19. O número de pessoas internadas chega a 1.144, sendo 693 em leitos clínicos e 451 de UTI. Nesta segunda pela manhã, a taxa de ocupação de leitos de UTI para a doença atingiu 103,3%.

Em razão dessa superlotação, o estado tem 181 pessoas na fila por leitos de UTI e clínicos, sendo 130 na macrorregião de Campo Grande – 96 da capital, 24 na macrorregião de Dourados e 27 na central de regulação do estado.

Em contrapartida, o número de pessoas recuperadas também aumentou e atingiu 193.823, o que representa 91,2% do total de infectados.

Secretário estadual de Saúde de MS, Geraldo Resende — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso com agenda climática na COP 30

Companhia projeta futuro sustentável e apresenta case que reforça a bioeconomia como solução climática, em nível global.

Mulheres são presas por tráfico de drogas durante operação pela Força Tática

Ação da Força Tática no Condomínio Bem-te-vi apreendeu quase 70 gramas de crack, onde as suspeitas, de 19 e 26 anos, confessaram o crime.

Juscimara Silvia: Uma guerreira três-lagoense na medicina

​A história de Juscimara Silvia, nascida em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é um brilhante exemplo de força, determinação e da crença inabalável...