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sexta-feira, 19 de setembro, 2025

Governo de MS anuncia novas oportunidades de capacitação profissional

No Dia Internacional da Mulher, o Governo de Mato Grosso do Sul reafirma o seu compromisso com a promoção da igualdade de oportunidades e o fortalecimento da autonomia feminina.

Desta forma a SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Sebrae/MS, divulgada uma lista de cursos focados no aperfeiçoamento profissional, capacitação e independência financeira para as mulheres sul-mato-grossenses.

“Segundo dados da Agência Brasil, 10,1 milhões de mulheres atuam à frente de seu próprio negócio. O empreendedorismo feminino vem se fortalecendo cada vez mais. E mulheres autônomas e conscientes de seus direitos estão mais preparadas para combater a discriminação e a violência de género. Nosso papel é fortalecer a cidadania feminina contribuindo para políticas públicas mais inclusiva. Que possamos chegar aos 79 municípios promovendo um futuro com mais equidade e com oportunidades”, ressalta a secretária de Estado da Cidadania Viviane Luiza.

Os cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, proporcionando ferramentas essenciais para que as participantes possam desenvolver novas competências, ingressar no mercado de trabalho ou empreender com mais segurança. Esta iniciativa visa não apenas qualificar, mas também fortalecer a presença feminina em diferentes setores da economia.

Serão ofertados cursos nas modalidades online e presencial, sendo os presenciais nos municípios de Campo Grande, Amambai, Coronel Sapucaia, Eldorado, Laguna Carapã, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Maracaju e Ponta Porã. Para se inscrever basta acessar o link: www.sec.ms.gov.br/cursos.

“O sucesso acontece quando a oportunidade encontra a determinação, e é isso que buscamos com mais esta parceria com o Governo do Estado. Estamos criando oportunidades para mulheres que desejam ingressar no mercado de trabalho ou empreender. As empreendedoras, que representam 36% dos empresários em Mato Grosso do Sul, enfrentam desafios diários na gestão de seus negócios. Capacitar essas mulheres é essencial para fortalecer a competitividade das empresas, garantindo sua continuidade ou ampliando suas oportunidades no mercado. Isso é fundamental para a independência financeira dessas mulheres”, afirma a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

Mês de Março

Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a campanha do mês de março do Governo do Estado visa valorizar as mulheres e reconhecer a sua participação no desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul.

Com o slogan ‘Todas Diferentes. Todas Importantes – Cidadania e Autonomia’,  a iniciativa coloca em pauta o protagonismo da mulher sul-mato-grossense, com o objetivo destacar a importância da cidadania e autonomia das mulheres, promovendo a igualdade de gênero, o empoderamento e o empreendedorismo.

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Exportações de alimentos caem US$ 300 milhões em agosto, aponta ABIA

A balança comercial da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) registrou uma queda de US$ 300 milhões nas exportações de alimentos industrializados em agosto, o que representa uma retração de 4,8% em relação a julho. No total, o setor exportou US$ 5,9 bilhões no mês. O principal fator para a queda foi a redução nas compras dos Estados Unidos, que importaram US$ 332,7 milhões em agosto — queda de 27,7% em relação a julho e de 19,9% na comparação com agosto de 2024. TARIFA Segundo a ABIA, o resultado reflete a nova tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros, além da antecipação de embarques em julho, antes da entrada em vigor da medida. Em julho, os EUA haviam importado US$ 460,1 milhões em alimentos industrializados do Brasil. Os produtos mais afetados foram: Açúcares: queda de 69,5% Proteínas animais: recuo de 45,8% Preparações alimentícias: baixa de 37,5% INFLEXÃO “O desempenho das exportações nos dois últimos meses evidencia uma inflexão clara: o crescimento expressivo de julho foi seguido por ajuste em agosto, sobretudo nos EUA, impactados pela nova tarifa, enquanto a China reforçou seu papel como mercado âncora”, afirmou João Dornellas, presidente executivo da ABIA. Segundo Dornellas, a retração indica a necessidade de o Brasil diversificar seus parceiros comerciais e ampliar sua capacidade de negociação. MÉXICO Com a queda nas exportações aos EUA, o México despontou como um dos mercados em ascensão. As exportações para o país cresceram 43% em agosto, totalizando US$ 221,15 milhões — cerca de 3,8% do total. O principal produto comprado pelos mexicanos foram proteínas animais. “O avanço do México, que coincide com a retração das vendas aos Estados Unidos, indica um possível redirecionamento de fluxos e a abertura de novas rotas comerciais, movimento que ainda requer monitoramento para identificar se terá caráter estrutural ou apenas conjuntural”, afirmou a ABIA. IMPACTO A projeção da entidade é de que os impactos da tarifa norte-americana se intensifiquem no acumulado de 2025. Entre agosto e dezembro, a estimativa é de uma retração de 80% nas vendas para os EUA dos produtos atingidos pela tarifa, com perda acumulada de US$ 1,351 bilhão. CHINA A China manteve a liderança entre os compradores de alimentos industrializados brasileiros, com importações de US$ 1,32 bilhão em agosto — alta de 10,9% sobre julho e de 51% em relação ao mesmo mês de 2024. O país asiático respondeu por 22,4% das exportações do setor no mês. OUTROS Outros mercados apresentaram desempenho negativo: Liga Árabe: queda de 5,2%, com US$ 838,4 milhões importados União Europeia: retração de 14,8% sobre julho e de 24,6% na comparação com agosto de 2024, com compras de US$ 657 milhões No acumulado de janeiro a julho de 2025, as exportações do setor somaram US$ 36,44 bilhões, uma leve queda de 0,3% em relação ao mesmo período de 2024. A principal causa foi a menor produção de açúcar durante a entressafra. SUCO Um dos poucos segmentos que registrou crescimento foi a indústria de suco de laranja, que não foi afetada pelas tarifas. Em agosto, o setor teve alta de 6,8% em relação a agosto de 2024, embora tenha recuado 11% frente a julho por causa da antecipação de embarques. EMPREGO A indústria de alimentos fechou julho com 2,114 milhões de empregos formais e diretos. No comparativo interanual, o setor criou 67,1 mil novas vagas entre julho de 2024 e julho de 2025, o que representa crescimento de 3,3%. Somente em 2025, foram abertos 39,7 mil postos diretos e outros 159 mil na cadeia produtiva, incluindo agricultura, pecuária, embalagens, máquinas e equipamentos.