Projeto prevê investimento de R$ 10 bilhões em 870 km de estradas estaduais e federais, com melhorias na trafegabilidade e segurança dos usuário
O Governo de Mato Grosso do Sul avança em um dos maiores projetos de infraestrutura viária do estado: a concessão para recuperação, operação, manutenção e ampliação de trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além de trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267.
Com extensão total de 870,3 quilômetros, o projeto abrange importantes ligações regionais:
- MS-040: de Campo Grande a Santa Rita do Pardo;
- MS-338: entre Santa Rita do Pardo e Bataguassu;
- MS-395: de Bataguassu ao entroncamento com a BR-267;
- BR-262: de Campo Grande a Três Lagoas;
- BR-267: de Bataguassu a Nova Alvorada do Sul.
A modalidade será de concessão comum, com prazo de 30 anos e investimento estimado em R$ 10,098 bilhões — sendo R$ 6,907 bilhões em obras (CAPEX) e R$ 3,191 bilhões em operação e manutenção (OPEX).
A iniciativa beneficiará 1,2 milhão de pessoas e deve gerar cerca de 1,100 empregos diretos e indiretos. O projeto prevê melhorias significativas na trafegabilidade, aumento da segurança, melhor escoamento da produção e redução do tempo de deslocamento e dos custos de manutenção de veículos.
As regiões Central (Campo Grande e Ribas do Rio Pardo) e Leste (Água Clara, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Bataguassu) serão diretamente impactadas, impulsionando setores como construção civil, indústria de alimentos e têxteis, celulose e papel, sucroenergético, metalmecânico e frigorífico.
Segundo o Governo do Estado, o projeto também proporcionará novas oportunidades de negócios e redução das despesas públicas com manutenção rodoviária, permitindo o reinvestimento em outras estradas da malha estadual.
Com informações Camâra Legislativa


