Comitiva vai à Ásia para atrair investimentos, promover o Estado e firmar parcerias
Em coletiva realizada na sede da Fiems, em Campo Grande, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, apresentou nesta quarta-feira (30) os objetivos e o roteiro da “Missão Ásia”, que ocorrerá entre os dias 4 e 16 de agosto. A comitiva estadual vai visitar Índia, Japão e Singapura com o objetivo de atrair investimentos, abrir oportunidades comerciais e fortalecer a presença do Estado no mercado asiático.
Segundo Riedel, os encontros serão voltados à apresentação das potencialidades de Mato Grosso do Sul, com destaque para a agroindústria, transição energética e segurança alimentar. “Queremos estruturar parcerias de longo prazo que gerem emprego e renda”, afirmou. O governador também destacou que o mercado asiático é o principal destino da produção local, especialmente com a consolidação da Rota Bioceânica.
A agenda da missão inclui reuniões com grandes conglomerados industriais, autoridades locais e representantes institucionais. Entre os compromissos estão encontros com empresas como Mahindra, Tata, Sumitomo e Mitsui, além de apresentações na LIDE Brazil Conference Mumbai e participação na Expo 2025 Osaka.
Outro foco será a promoção do projeto de Mato Grosso do Sul de se tornar um estado carbono neutro até 2030. O tema ambiental, segundo Riedel, será estratégico para atrair parceiros internacionais e destacar o protagonismo do Estado na agenda verde.
A comitiva inclui representantes do governo, Fiems, Sebrae e Assembleia Legislativa. Em Singapura, última etapa da missão, a delegação terá reuniões com fundos de investimento, como a Temasek e GenZero, além da Câmara de Comércio Latam e autoridades locais ligadas ao comércio e desenvolvimento.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou o caráter estratégico da missão: “Vamos buscar novas oportunidades no maior mercado consumidor do mundo, levando Mato Grosso do Sul a outro patamar”.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul