35.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro, 2026

Giroto faz avaliação das eleições deste ano na reunião Executiva do PMDB

Política – 22/11/2012 – 09:11

O deputado federal Giroto (PMDB/MS) participou na tarde de ontem (20/11) da reunião da Executiva Nacional do PMDB com representantes dos diretórios estaduais, deputados federais e senadores da legenda para discutir a participação do partido nas eleições municipais de 2012. O encontro foi realizado no Senado Federal, sob a coordenação do senador Valdir Raupp, presidente nacional do partido.

Durante o evento, o parlamentar sul-matogrossense relatou sua participação na disputa ao cargo de prefeito de Campo Grande nas eleições deste ano e cobrou maior mobilização do Diretório Nacional para aumentar a coesão dos filiados em relação a assuntos de interesse da sociedade brasileira. “O PMDB Nacional deve realizar mais debates, um encontro por mês, por exemplo, nos estados e em Brasília para que as opiniões sejam apresentadas e debatidas na legenda. É necessário chamar a base para discutir os caminhos que o partido vai tomar em defesa dos interesses do cidadão”, destacou Giroto.

Os participantes apresentaram dados detalhados sobre porcentagem de candidatos a prefeito pelo PMDB em cada estado, a quantidade de eleitos, o número de eleitores, além da quantidade de abstenção. O PMDB continua com o maior número de prefeitos, 1.023, e de vereadores, 7.964, o que representa 14% das vagas disputadas nas câmaras municipais. Foi verificado também o percentual de mulheres eleitas nessas, que aumentou para 33%.

O presidente do partido reforçou que PMDB fez o maior número de prefeitos do país, bem como elegeu 841 vice-prefeitos, fazendo com que a legenda esteja presente em 30% dos municípios. Também elegeu o maior número de vereadores do país e foi o segundo maior partido com a maior votação no primeiro turno, recebendo 16,7 milhões de votos, o que corresponde a 12% do total.

Além disso, o PMDB aumentou sua representatividade entre mulheres e jovens, além de outros núcleos como o ambiental, o indígena, o afro e o sindical.

Fonte: Assecom / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras na BR-163/MS provocam desvios e pare-e-siga em diversos trechos nesta quinta

Intervenções incluem duplicação, recuperação do pavimento e reforço da sinalização ao longo da rodovia em Mato Grosso do Sul As obras de melhorias estruturais continuam...

Cratera coberta com terra preocupa motoristas no Centro de Três Lagoas

Buraco aberto após chuvas segue sinalizado há cerca de um mês e ocupa metade da pista na rua Duque de Caxias

Morte de caminhoneiro em Três Lagoas está entre os óbitos da Operação Carnaval da PRF

Balanço aponta 32 acidentes e dois óbitos nas rodovias federais de MS durante o período de folia no estado