28.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 28 de outubro, 2025

Gestores da Sead serão capacitados em letramento racial em Campo Grande

Formação ocorre em 14 de novembro e busca fortalecer políticas públicas com foco na igualdade racial

Lideranças da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) participarão, no dia 14 de novembro, de uma capacitação em letramento racial, em Campo Grande. A iniciativa é da própria Secretaria, com realização da Defensoria Pública Estadual.

O letramento racial consiste na habilidade de compreender e analisar criticamente questões sobre raça, etnia e diversidade cultural, promovendo a conscientização sobre o racismo estrutural e a mudança de comportamentos naturalizados na sociedade.

Segundo o secretário executivo de Direitos Humanos, Ben-Hur Ferreira, a formação pretende fortalecer a qualidade das políticas públicas e estimular uma cultura organizacional baseada na justiça racial. “A luta contra o racismo é uma luta de todos, e capacitar nossas lideranças é o primeiro passo concreto nessa direção”, destacou.

A capacitação será direcionada a gestores, superintendentes e coordenadores da Sead, com o objetivo de consolidar os valores de equidade e diversidade como diretrizes institucionais permanentes.

A ação está alinhada às recomendações do Grupo de Trabalho da ONU sobre Pessoas de Ascendência Africana, que orienta governos a promoverem formações antirracistas contínuas entre servidores públicos. Também segue o que determina o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), que estabelece o dever do Estado em reduzir desigualdades raciais e capacitar agentes públicos para garantir tratamento igualitário e sem discriminação.

Com Informações Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) / Reescrito por Thais Constantino

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família procura por adolescente desaparecida após embarcar para SP

Flávia Alessandra Estevão da Silva, de 17 anos, foi vista pela última vez na rodoviária de Ribas do Rio Pardo no dia 10 de outubro.

Justiça Federal condena dupla por tráfico de drogas dentro do campus de universidade em Três Lagoas

Penas somam quase 29 anos de prisão por envolvimento no transporte e ocultação de 38,9 kg de maconha em área da universidade.

Nova fábrica de hidrogênio em Inocência reforça polo industrial do “Vale da Celulose” em MS

Com inauguração prevista para 2028, planta da Peróxidos do Brasil ficará próxima à unidade da Arauco e deve impulsionar o desenvolvimento regional, beneficiando Três...