39.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

Saúde – 23/05/2012 – 17:05

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Existem várias doenças que se desenvolvem no organismo pela falta de higiene bucal, que podem se desenvolver por falta de escovação. Certas doenças dão sinais da existência de alguma lesão na boca. A afta, por exemplo, pode indicar uma baixa resistência do organismo. Ela surge quando o sistema imunológico está fraco por algum motivo, como é o caso das pessoas que fazem radioterapia.

A gengivite, vermelhidão na gengiva, é sinal de grande acúmulo de bactérias, que provoca uma inflamação. Ela atinge uma a cada três pessoas e é causada pela falta de higiene. Já o herpes é causado por um vírus e indica que alguma coisa no organismo não vai bem. Pode ser um momento de estresse enfrentado ou queda na resistência também.

O bruxismo também tem causa emocional. É um sinal de cansaço e de estresse. Já algumas manchas brancas podem aparecer na bochecha e na língua. Normalmente as lesões sangram e causam dor e, a cura, só por meio de cirurgia. O mais preocupante é que se não solucionadas elas podem até se transformar em um câncer. As manchas são comuns em pacientes com Aids.

As visitas do personal trainner Cléber Alves ao dentista são muito mais frequentes depois de sofrer anos com o bruxismo, que é o hábito de raspar ou apertar os dentes. Ele procurou tratamento e acabou percebendo que além de cuidar muito bem do corpo, a saúde começa também pela boca.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas para trainee em manutenção automotiva em Água Clara

MS Florestal oferece 15 vagas com contratação imediata e formação prática em manutenção de máquinas pesadas.

MS Ativo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e transforma a mobilidade nos 79 municípios

Programa estadual reforça o municipalismo e leva pavimentação, drenagem e melhorias urbanas a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023