22.2 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro, 2025

Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal

Saúde – 23/05/2012 – 17:05

A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.

Existem várias doenças que se desenvolvem no organismo pela falta de higiene bucal, que podem se desenvolver por falta de escovação. Certas doenças dão sinais da existência de alguma lesão na boca. A afta, por exemplo, pode indicar uma baixa resistência do organismo. Ela surge quando o sistema imunológico está fraco por algum motivo, como é o caso das pessoas que fazem radioterapia.

A gengivite, vermelhidão na gengiva, é sinal de grande acúmulo de bactérias, que provoca uma inflamação. Ela atinge uma a cada três pessoas e é causada pela falta de higiene. Já o herpes é causado por um vírus e indica que alguma coisa no organismo não vai bem. Pode ser um momento de estresse enfrentado ou queda na resistência também.

O bruxismo também tem causa emocional. É um sinal de cansaço e de estresse. Já algumas manchas brancas podem aparecer na bochecha e na língua. Normalmente as lesões sangram e causam dor e, a cura, só por meio de cirurgia. O mais preocupante é que se não solucionadas elas podem até se transformar em um câncer. As manchas são comuns em pacientes com Aids.

As visitas do personal trainner Cléber Alves ao dentista são muito mais frequentes depois de sofrer anos com o bruxismo, que é o hábito de raspar ou apertar os dentes. Ele procurou tratamento e acabou percebendo que além de cuidar muito bem do corpo, a saúde começa também pela boca.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil elucida rapidamente morte de ‘Tchula’ e prende suspeito em flagrante

Investigações coordenadas pelo delegado Ricardo Cavagna, da SIG resultaram na apreensão das armas do crime e na identificação de outros envolvidos no crime.

Riedel e Cassiano Maia realizam vistoria em obra do novo Shopping Popular de Três Lagoas

Compromisso foi o último da agenda do governador de MS no município, na manhã desta sexta-feira, 12.

Capivara gigante é retirada da Lagoa Maior após reprovação técnica da Prefeitura

Objeto virou alvo de críticas e questionamentos da população, onde município alegou que capivara cenográfica não atende padrão técnico e não será paga.