24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Gastos das empresas brasileiras com TI triplicaram em 18 anos

Geral – 20/04/2013 – 12:04

Em 2012, as empresas brasileiras gastaram 7,2% de suas receitas com tecnologia da informação, segundo levantamento anual feito pelo Centro de Tecnologia Aplicada da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O percentual representa que o investimento em TI triplicou em 18 anos. A previsão do estudo é que os gastos cheguem a 8% do faturamento em até cinco anos, de acordo com o professor Fernando Meirelles, responsável pela pesquisa.

O percentual é bem parecido ao apontado em 2011: 7%, mas “a tendência é de aumento anual”, diz o professor. A pesquisa, que teve como base em 2,2 mil entrevistas dentro de 5 mil empresas, também aponta que o custo anual por usuário é de R$ 24,2 mil.

Neste cenário, a Microsoft continua dominando as estações de trabalho das empresas com Windows, Office, Explorer, com mais de 90% do uso. Quando o assunto é navegador de internet, “Safari, da Apple, e Chrome, do Google, ainda não chegam nas empresa”, afirma Meirelles.

Na área de software de gestão (ERP), Totvs, SAP e Oracle têm, juntas, 81% do mercado. A Totvs é líder entre as companhias de menor porte (até 16 teclados), com 52% de participação. Por outro lado, a alemã SAP lidera o uso em grandes companhias (acima de 600 teclados), com 51% do mercado. No total, a brasileira Totvs caiu perdeu participação e passou de 38% para 37%.

Inteligência analítica

Pela primeira vez, a pesquisa englobou também o crescente mercado brasileiro de inteligência analítica, que engloba sistemas de apoio à decisão, como CRM (software para gerenciamento de relacionamento com clientes). De acordo com o estudo, quem lidera este mercado é a SAP, seguida pela Oracle, Totvs, Microsoft e IBM. “Nesta área, a IBM sofre por não ter um software de gestão, já que muitas empresas utilizam os módulos deste sistema para inteligência analítica”, afirma.

Segundo a FGV, continua chamando a atenção a maturidade do processo de informatização e a estabilidade dos principais indicadores. Neste cenário, a previsão é ter, em três anos, um computador por habitante no Brasil .

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-seleção define famílias do Conjunto Habitacional Violetas III

Evento será transmitido ao vivo e garantirá transparência no processo de escolha das 50 famílias contempladas

Lei amplia atuação de delegados em plantões no Mato Grosso do Sul

Norma permite que delegados de classe especial integrem escala de plantão quando não houver profissionais de classes inferiores disponíveis. Foi sancionada nesta quarta-feira (5) pelo...

Casa do Trabalhador oferece 125 vagas em Três Lagoas nesta quarta

Oportunidades se concentram principalmente em funções operacionais, de atendimento e construção civil. A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 125 vagas de emprego...