33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

FUNDACENTRO ministra “Instalações elétricas temporárias em canteiros de obras”

22/08/2013 – Atualizado em 22/08/2013

A capacitação é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Administração por meio do SESMT

Por: Assessoria

A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Três Lagoas, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), e por idealização da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), realiza o curso “Instalações Elétricas temporárias em canteiros de Obras”, desde a manhã da última quarta-feira (21) no anfiteatro do Crase “Coração de Mãe”.

O curso segue até sexta-feira (23) e é ministrado pelo engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Swylmar dos Santos Ferreira, e coordenado por José Carlos Pesente.

O tema abordado é direcionado a engenheiros, técnicos e profissionais do setor de segurança do trabalho com a carga horária de 16h. A capacitação visa atender ao disposto na NR – 18 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesta quarta-feira, os participantes tiveram a primeira aula teórica das 8h às 12h. Na quinta – feira (22) está prevista aula prática em canteiro de obras, das 8h ás 17h, e no dia 23 (sexta-feira), a capacitação teórica será também das 8h às 12h.

Segundo o coordenador, oferecer este curso em Três Lagoas é uma necessidade “pois é uma cidade que está em plena expansão industrial e os profissionais ligados à área precisam estar preparados”, disse Pesente.

Serão concedidos certificados aos participantes com 100% de frequência às atividades programadas.

TAXA DE INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição dos participantes foi 5kg de alimentos não perecíveis para doação a entidade assistencial.

CONTEÚDO

Introdução

Definições importantes

Legislação aplicada à área de estudo.

Acidente de trabalho conceito e causas principais

Instalações elétricas temporárias em Canteiros de Obras

  • Constituição das instalações elétricas temporárias

  • Medidas de proteção: Quadros de distribuição; Chaves elétricas; Fusíveis disjuntores e dispositivo diferencial residual; Fios e cabos; Ligações elétricas; Circuitos de Iluminação ; Aterramento

Riscos de contatos: Contato direto

Afastamento da rede

Barreira

Obstáculos

Isolação: Contato Indireto

Proteções coletivas e individuais

Aterramento: Sistema de aterramento; Etapas de sistema de aterramento

Manutenção em instalações elétricas

FUNDACENTRO

A FUNDACENTRO é uma entidade governamental que atua na área de pesquisa científica e tecnológica no setor da saúde e segurança do trabalho. A fundação é vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego do governo Federal.

A FUNDACENTRO é uma entidade governamental que atua na área de pesquisa científica e tecnológica no setor da saúde e segurança do trabalho. Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretário de Administração fala sobre jornada reduzida de seis horas dos servidores em Três Lagoas

Jardel Matos explicou em entrevista à Caçula FM que o novo modelo visa ampliar o atendimento ao público até as 18h e melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais, sem redução salarial.

Como um crypto card facilita a vida de quem faz compras online

Fazer compras online já virou parte da rotina de milhões de brasileiros. Seja para pedir comida, assinar um streaming ou aproveitar promoções em lojas...

Homem tenta incendiar esposa e casa após ser acusado de traição no Jardim Alvorada

Tomado pela fúria, suspeito de 44 anos espalhou álcool pela residência e ameaçou matar a companheira queimada na noite desta terça-feira, 11.