22.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de março, 2026

Fraude do crédito consignado atinge 3 mil aposentados

Geral – 11/04/2012 – 07:04

Golpes partem da falsificação de documentos dos segurados do INSS. Cuidados devem ser tomados para evitar problemas

Só no ano passado, 3.320 aposentados e pensionistas do INSS foram vítimas de golpes no empréstimo consignado. E a principal porta de entrada para as fraudes partiu do uso e falsificação de documentos pessoais dos segurados. A Previdência Social registrou 15 mil reclamações em todo o País sobre problemas com consignado. 

Os dados foram revelados, ontem, pelo diretor de Benefício do INSS, Benedito Brunca, em reunião na Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, na Câmara.

Em entrevista exclusiva, o o porta-voz da Força-Tarefa Previdenciária — equipe conjunta formada pelo Ministério da Previdência, Polícia Federal e Ministério Público que combate fraudes ao INSS —, informou que as falsificações de documentos, que levam a golpes no consignado, são facilitadas, muitas vezes, pela inocência de aposentados que confiam seus dados a terceiros, incluindo, parentes.

Ainda de acordo com o assessor-chefe da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social (Apegr), que por questões de segurança não pode ter a identidade revelada, só no ano passado, 90,48% das ações da Força-Tarefa Previdenciária tiveram origem na utilização de documentos falsos.

Segundo Brunca, o empréstimo com desconto direto em folha movimenta hoje no Brasil R$ 120 bilhões. No País, 65 instituições financeiras podem operar esse tipo de empréstimo. Destas, 14 são bancos que fazem o pagamento dos benefícios aos segurados.

CONHEÇA AS DICAS DE SEGURANÇA

Nunca empreste cartões de crédito, débito ou do benefício a amigos ou, até mesmo, parentes.

Também não revele a senha de saque do cartão do benefício a ninguém nem o número de inscrição na Previdência Social.

Não utilize a ajuda de terceiros para requerer direitos perante o INSS.

Por meio da Central 135, o segurado pode agendar a ida a uma Agência da Previdência Social e, lá, será atendido por servidores especializados.

Caso o cartão de saque do benefício seja roubado, perdido ou extraviado, comunique imediatamente à Central de Atendimento do banco e peça o cancelamento.

Em caso de assalto, também registre a ocorrência na delegacia mais próxima.

Pacote de mudanças

Centrais sindicais e representantes dos aposentados aguardam a próxima reunião do Conselho Nacional da Previdência — prevista para 26 de abril — para apresentar um pacote com sugestões de mudanças nas regras do empréstimo direto em folha.

Entre as sugestões estão a redução do limite de comprometimento do salário dos segurados — de 30% para 20% —; aplicação de juros mais baixos; a possibilidade de saque de dinheiro no caixa eletrônico, com o cartão consignado, sem taxas; proibição da atuação dos chamados `pastinhas´, intermediários das financeiras; e medidas que possam dar mais segurança ao empréstimo.

A reunião contará com a presença do secretário de Políticas Públicas do Ministério da Previdência, Leonardo Rolim, representantes da Federação dos Bancos e do Banco Central.

Fonte: Aline Salgado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Interrogatório de réu por feminicídio de Vanessa Ricarte é adiado pela Justiça

Audiência foi suspensa por falta de relatório com extração de conversas do celular do acusado

Sebrae promove sessão de negócios para conectar e fortalecer empreendedoras

Evento será na próxima quinta-feira (12) e integra programação especial no mês de março, dedicada ao empreendedorismo feminino em Mato Grosso do Sul Mulheres que...

Prefeito de Santa Rita do Pardo cumpre agenda em Brasília e garante apoio para reconstrução de pontes

Durante reunião com Senador Nelsinho Trad, prefeito assegura apoio para reconstrução de pontes e aquisição de maquinário