31.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura

Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de Mato Grosso do Sul, entre elas Três Lagoas, estão concluindo o curso técnico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Programa Voucher Desenvolvedor. A iniciativa já apresenta resultados concretos: cerca de 30% dos formandos já estão empregados na área de tecnologia.

A primeira cerimônia de formatura acontece nesta sexta-feira (25), em Campo Grande, no Centro de Convenções José Roberto Tadros, reunindo 177 alunos da capital.

O programa é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc e da SED, em parceria com o Senac e o Sistema Comércio MS. A formação atende à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de tecnologia, uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no estado.

Para muitos alunos, como Lorena de Lima Pinheiro, de 19 anos, o curso representou uma virada na vida pessoal e profissional. “Antes eu era muito tímida, não conseguia me comunicar. Mas com os projetos, desenvolvi liderança e autoconfiança. Hoje, trabalho na área e já decidi que é esse o meu caminho”, contou.

Empresários do setor também reconhecem o impacto do projeto. “O diferencial do programa é preparar para a prática. Dois alunos passaram por estágio na nossa empresa, foram efetivados e hoje fazem parte do nosso time. A demanda é grande e faltam profissionais preparados”, afirmou Silvana Nascimento, gerente de tecnologia.

O secretário Jaime Verruck (Semadesc) destaca que o programa é uma estratégia de desenvolvimento. “Formar profissionais para tecnologia é fundamental para consolidar MS como polo de inovação. Essa é uma política pública que muda vidas e movimenta a economia.”

Já a diretora regional do Senac, Jordana Duenha, reforça a importância do programa como transformação social. “Essa formatura representa mais que um diploma: é a confirmação de que educação de qualidade, alinhada ao mercado, gera oportunidades reais.”

A iniciativa é uma resposta rápida e eficaz à necessidade de mão de obra especializada em tecnologia. Como resume o secretário-executivo de Qualificação da Semadesc, Esaú Aguiar: “Quando vemos jovens sendo contratados logo após o curso, temos a certeza de que estamos no caminho certo.”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Bolsa Família: Confira o calendário de pagamentos do para 2026

Os pagamentos acontecem sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)...

Novo pedinte ocupa o mesmo ponto de “Cheiroso” na Filinto e reacende debate

Vazio deixado no canteiro central foi rapidamente preenchido; aumento de pedintes em diferentes regiões da cidade preocupa moradores e expõe limites das políticas públicas Menos...

Motocicleta é roubada durante a madrugada e recuperada horas depois pela PM

Vítima foi abordada por dois indivíduos encapuzados; veículo foi localizado abandonado no bairro Setsul Uma motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor preta, foi roubada...