37.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Fora de controle, surto de ebola já matou mais de 700 pessoas; entenda a doença

04/08/2014 – Atualizado em 04/08/2014

Transmissão se dá por contato direto com infectados e não há tratamento específico

Por: R7

O surto de ebola na África Ocidental já é o maior da história, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Até agora, foram identificados 1.323 casos, que culminaram em 729 mortes registradas. A dificuldade de lidar com a doença, que não tem tratamento específico, é uma das principais razões de tantas mortes (saiba mais no infográfico abaixo).

Na última sexta-feira (1º), a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, reuniu-se com os presidentes de Guiné, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim em Conakry, capital da Guiné, para apresentar um plano de resposta conjunta visando controlar a epidemia. O plano deverá custar em torno de US$ 100 milhões (cerca de R$ 230 milhões). Com ele, a OMS tenta conter a disseminação do vírus.

Neste domingo, o médico norte-americano Kent Brantly, infectado com o vírus na África Ocidental, mostrou sinais de melhora, informou, em Atlanta, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, Tom Frieden, a um canal de televisão.

— É encorajador ver que, aparentemente, melhorou. É muito importante e esperamos que continue a melhorar.

Brantly, de 33 anos, chegou no último sábado aos Estados Unidos e permanece internado em isolamento no hospital da Universidade de Emory, em Atlanta, na Geórgia. Tom Frieden afastou a possibilidade de contágio, ao comentar temores desencadeados pela transferência do médico da Libéria para os Estados Unidos.

Nos próximos dias, deve chegar ao mesmo centro hospitalar a missionária Nancy Writebol, também contagiada pelo ebola na Libéria. Os dois norte-americanos trabalham para a organização Samaritan’s Purse, em Monrovia, capital do país africano.

Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feirão Emprega Transporte vai oferecer mais de 400 vagas em Três Lagoas neste sábado

Evento promovido pelo SEST SENAT em parceria com a Casa do Trabalhador reúne mais de 20 empresas e promete processos seletivos imediatos para diversos setores.

Obras vai modernizar acesso de rodovia entre Três Lagoas e Inocência

Investimento prevê implantação e pavimentação de dois dispositivos rodoviários, garantindo logística eficiente e segura para o novo polo de celulose do Vale da Celulose

Três Lagoas recebe turnê inédita “Elas ao Cello” em outubro

Espetáculo gratuito de música clássica acontece no dia 3, às 20h, no Auditório Maior da UFMS, com ingressos limitados distribuídos pelo WhatsApp Mato Grosso do...