34.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de setembro, 2025

Flu se espelha no Corinthians, nega ‘obsessão’ e mantém base campeã

Esporte – 21/11/2012 – 10:11

O Fluminense já definiu um exemplo a seguir em busca do inédito título da Copa Libertadores na próxima temporada. O planejamento da equipe das Laranjeiras para 2013 tem revelado semelhanças com o projeto do Corinthians, justamente a equipe campeã brasileira em 2011 e que conquistou o torneio sul-americano pela primeira vez neste ano. Manter a base que faturou o nacional, ter jogadores que já levantaram títulos internacionais e rejeitar o rótulo de ‘obsessão’ à Libertadores são algumas medidas tomadas pelos dois clubes.

Assim como o Corinthians, que tinha os meias Danilo e Alex, e o lateral esquerdo Fábio Santos, campeões da Libertadores no elenco, o Fluminense também aposta em atletas com experiência na competição. Edinho e Rafael Sobis levantaram o troféu pelo Internacional, assim como o próprio técnico Abel Braga. Os meias Thiago Neves e Wagner chegaram perto. O primeiro foi vice-campeão pelo próprio time das Laranjeiras, em 2008, enquanto o camisa 19 perdeu na decisão um ano depois, para o Estudiantes, quando defendia o Cruzeiro.

A principal semelhança, porém, tem sido vista nas declarações. Após a conquista do título brasileiro, os dirigentes da equipe carioca evitaram colocar mais peso na competição, tática utilizada pelo cartolas corintianos, que desde a eliminação para o Tolima, em 2011, mantiveram o técnico Tite e trataram a Libertadores como apenas ‘mais uma competição’.

“Prioridade é sempre o próximo campeonato, principalmente em clube grande. Se todos que entrarem na Libertadores abdicarem de outros quer dizer que terão êxito? Não. Só um pode ganhar. Vamos nos planejar para isso e esperamos que tenha êxito. Mas as outras competições não perdem em importância, porque temos um bom elenco”, disse o dirigente na última sexta, em entrevista à Rádio Brasil.

Base mantida

Ao contrário dos últimos anos, quando fez contratações de maior impacto, o Fluminense deve se reforçar pontualmente para a próxima temporada. O principal objetivo da diretoria era manter a base campeã brasileira. Com a venda do lateral direito Wallace para o Chelsea por R$ 15 milhões, nomes como Wellington Nem e Jean, cobiçados por times estrangeiros, estão garantidos na competição. O próprio Wallace só irá para a Inglaterra após o torneio continental.

A tática também foi usada pelo Corinthians após o título do Brasileirão de 2011. Os volantes Ralf e Paulinho foram mantidos, apesar do assédio de clubes da Europa. A única contratação para a equipe titular foi do goleiro Cássio, que ganhou a vaga de Júlio César. A preparação do Fluminense será em Atibaia, no interior de São Paulo. A equipe carioca usará reservas no começo do Campeonato Carioca para dar mais tempo de pré-temporada aos titulares.

Fonte: Do Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dívida Zero: Secretária detalha Refis 2025 em entrevista à Caçula FM

Secretária de Finanças, Soyla Garcia, detalha no programa Hora da Notícia as condições especiais para quitar débitos municipais A Secretaria Municipal de Finanças, Receita e...

Vantagens de abrir conta digital para quem quer fugir da burocracia dos bancos

Abrir uma conta bancária já foi sinônimo de enfrentar filas, juntar papelada, assinar contratos e esperar dias pela aprovação. Mas esse cenário vem mudando...

Circo multicultural ocupa a praça Ramez Tebet com espetáculo gratuito neste sábado

“O GRANDIOSO Mini Cirquim nas Arábias” chega à cidade com números circenses, teatro e influências da cultura árabe