21/06/2014 – Atualizado em 21/06/2014
A fábrica de fertilizantes passa pelo processo de conclusão
Por: Ray Santa Cruz/ Correio do Estado
Com o fim das obras de fábricas em Três Lagoas, trabalhadores ficam desempregados. Reportagem do jornal Correio do Estado deste sábado mostra que, desde maio, foram cerca de mil pessoas desligadas pelo Consórcio UFN3 – responsável pelas obras da fábrica de fertilizante da Petrobras, em Três Lagoas – e a previsão é que outros 2 mil sejam desligados.
Essa redução é justificativa pela menor necessidade de mão de obra na obra, que está em fase de conclusão. No entanto, segundo alguns operários, as demissões seriam provocadas por problemas financeiros da UFN3.
De acordo com o diretor do Sindicato da Construção Civil Pesada, José Cleonildo, as mil demissões ocorreram em curto intervalo (em abril e maio) e a alegação da UFN3 é que já não é mais necessário manter um número de funcionários alto, já que a fábrica passa pelo processo de conclusão.
Conforme Diógenes Marques, diretor do setor de indústria e comércio, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o saldo negativo registrado em Três Lagoas já era previsto e deve-se, em especial, as demissões que vem ocorrendo na Fábrica de Nitrogenados da Petrobras, que está em fase de conclusão da primeira etapa. “A medida que a construção vai sendo concluída, é natural que muitas pessoas sejam demitas”, destacou.
