09/06/2014 – Atualizado em 09/06/2014
Por: Correio do Estado
Dois filhotes de onça-pintada resgatados em Corumbá (MS), depois de invadirem a área urbana da cidade com a mãe, que morreu, chegaram ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (Cras), situado no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
Os animais estão sendo examinados e aparentam boas condições sanitárias. O médico-veterinário do Cras, Álvaro Cavalcanti, informou que os filhotes permanecerão em tratamento e observação pelo prazo de oito meses, quando deverão retornar à natureza, preferencialmente na região de origem, o Pantanal de Corumbá. Ele explicou que a idade dos animais será identificada por meio do peso e da dentição. Um dos filhotes, fêmea, pesou 9,5 quilos.
“O procedimento agora será adaptá-los a uma nova alimentação, em substituição ao leite materno, e depois receberão alimentos sólidos, basicamente carne bovina e de frango”, disse o médico-veterinário. Os animais chegaram ao Cras às 23h do último sábado (7), trazidos por uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA).
O resgate da mãe e dos filhotes durou cerca de sete horas, envolvendo uma força-tarefa integrada pela PMA, Corpo de Bombeiros, Ibama e Embrapa Pantanal. Os animais atravessaram o Rio Paraguai e estavam em uma árvore, no bairro Beira-Rio, quando foram avistados por moradores.



