31.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 24 de novembro, 2025

Fibria aprimora sua operação florestal com tecnologia a bordo das máquinas de colheita

Apontamento eletrônico e utilização de mapas embarcados garantem confiabilidade, segurança e aumento da produtividade.

07/11/2018 13h47
Por: Laís Eger Penha / Por Assessoria de Imprensa

A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, desenvolve o Projeto Floresta Inteligente, com investimento em soluções tecnológicas para aprimorar o processo produtivo. Dentre essas tecnologias estão a utilização de smartphones, tablets e computadores de bordo com softwares voltados para a gestão florestal que trazem resultados em produtividade e segurança para o plantio e a colheita do eucalipto.

O apontamento eletrônico levou para o campo smartphones e tablets equipados com um software que auxilia no registro das atividades diárias. Esse programa permite que os dados sejam compartilhados via internet e acessados em tempo real pelos gestores, oferecendo uma visão geral das atividades e dando subsídios para uma melhor gestão.

Essa tecnologia passou a ser implantada em 2012, nas unidades florestais da Fibria no Estado de São Paulo, e foi expandida para as unidades de Três Lagoas (MS) e Aracruz (BA) no final de 2016. Somente na operação de plantio de eucalipto a tecnologia já reduziu para um terço o tempo de execução das atividades.

“A Fibria mantém um esforço contínuo de aperfeiçoamento operacional e as iniciativas do Floresta Inteligente têm trazido melhorias concretas. Com essas ações garantimos dados mais precisos e confiáveis, reforçando a segurança e trazendo mais eficiência à produtividade das atividades florestais”, afirma Luiz Eduardo Sabbado, gerente de Desenvolvimento Operacional Florestal da Fibria.

Mapas Embarcados

A busca pelo aumento de eficiência na produção florestal, que cresce, em média, 5% ao ano, inclui outra importante inovação: a utilização de mapas embarcados, que são computadores de bordo com o detalhamento da rota a ser seguida pelas máquinas florestais que fazem a colheita do eucalipto no campo.

Graças a esses mapas digitais, o operador consegue ter a visão geral da área, como se fosse um aplicativo de rotas que os motoristas utilizam no trânsito, e que traz informações precisas que reforçam a segurança operacional e a conservação de áreas de preservação ambiental ao alertar sobre a proximidade com nascentes, morros, pontos que podem dificultar o deslocamento em épocas de chuvas, dentre outras informações.

Floresta Inteligente

O Projeto Floresta Inteligente centraliza ações de novas tecnologias para digitalização da floresta, visando à melhoria da disponibilização de dados para tomada de decisão, ganhos na produtividade, segurança e desenvolvimento dos empregados da Fibria.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implantados, entre eles a utilização da tecnologia LIDAR – que permite uma visão tridimensional da floresta e auxilia na medição de áreas, relevos e árvores para inventário -, aquisição de caminhões com telemetria e tecnologia T-Winch para colheita em áreas de maior declividade, entre outras iniciativas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com veículo furtado, motoqueiro ‘fujão’ é preso em ação da GETAM no Interlagos

Suspeito de 24 anos tentou escapar em alta velocidade, porém acabou detido após sofrer queda

Sistema do Detran-MS apresenta instabilidade após tentativa de invasão na semana passada

Usuários relatam falhas no acesso; órgão diz que bloqueios de segurança podem causar o problema Motoristas e despachantes de Mato Grosso do Sul enfrentaram dificuldades...

Homem conhecido como “Creu”, da Vila Piloto, é preso após furtar máquina de lavar e secador

Polícia Militar recupera objetos e detém autor em flagrante após denúncia de moradores Um homem de 39 anos, identificado pelo apelido “Creu” e conhecido na...