23.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de dezembro, 2025

Fazendeiro é indiciado em MS após ser flagrado com criação ilegal de javalis; espécie foi declarada nociva

Ao chegar no local, equipe da PMA e Iagro verificaram que animais estavam em um chiqueiro. Proprietário recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental. Javalis devem ser abatidos pela Iagro.

11/03/2021 10h13
Por: Gabrielle Borges

Um fazendeiro de 41 anos foi indiciado por crime ambiental após a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrar a criação ilegal de javalis. Acompanhada de técnicos da Agência Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), a equipe foi o local, que fica a 20 km de Bela Vista, na região sudoeste do estado, nessa quarta-feira (10).

Conforme a PMA, houve a fiscalização durante a tarde e os policiais localizaram um chiqueiro com a criação dos animais. O proprietário também recebeu multa de R$ 2,4 mil e responderá por crime ambiental de funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão ambiental competente, com pena prevista de um a seis meses de detenção.

A Instrução Normativa nº 3, de 31 de janeiro de 2013, que permite o controle (abate) do javali, desde sua publicação, suspendeu a instalação, registro e funcionamento de qualquer modalidade de criação de javalis no Brasil por tempo indeterminado.

Polícia indiciou fazendeiro por crime ambiental ao criar javalis ilegalmente — Foto: PMA/Divulgação

Animais devem ser abatidos no local pela Iagro, diz PMA — Foto: PMA/Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Delegado da SIG detalha trabalho que elucidou em tempo recorde execução de ‘Tchula’ em Três Lagoas

Ricardo Cavagna detalhou trabalho integrado da SIG e do NRI, que resultou na prisão de um dos autores e na apreensão de armas usadas no homicídio triplamente qualificado na última quinta-feira, 11.

Rogério Onorato, o “Obama” destaca crescimento da corrida de rua em Três Lagoas

Esportista falou sobre a criação da KMS, os desafios de organizar provas, a paixão pelo esporte e a expansão das corridas na região.

Senado cobra inclusão de válvula no SUS para prevenir perda de visão

Audiência pública destaca impacto da hipertensão intracraniana idiopática e defende incorporação de tecnologia ao sistema único de saúde Parlamentares, médicos e pacientes defenderam, nesta segunda-feira,...