36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Faxina e cargos no 1º escalão abrem crise na base de Dilma

Geral – 06/03/2012 – 14:03

presidente Dilma Rousseff enfrenta pela segunda vez desde que foi eleita o desafio de manter a sua base alinhada aos seus objetivos no governo. Primeiro, foi na votação do salário mínimo quando nem todos os partidos votaram pelo valor proposto pelo governo. Agora, Dilma está à frente de uma crise gerada pela insatisfação dos aliados. Analistas apontam que a faxina que a presidente fez no primeiro e segundo escalão podem ser os motivos. Além disso, com a nomeação de Marcelo Crivella para o Ministério da Pesca, Dilma incorporou o PRB à base aliada, o que não agradou partidos que pediam a pasta, como o PR.

Com a crise contaminando o Planalto, Dilma foi encontrar Lula em SP, na semana passada, e voltou à Brasília pedindo a união dos partidos da base. Instruída por Lula, ela fez um apelo à união dos partidos que compõem a base aliada, falou sobre o ‘fardo’ de governar, chorou e destacou a importância de uma ‘coalizão forte’ para dividir essa tarefa.

Creditando a entrada do PRB no governo à disputa eleitoral paulistana, os partidos da base passaram a cobrar de Dilma os cargos nos ministérios em troca do apoio a Fernando Haddad. Dilma, no entanto, avisou a interlocutores que não está disposta a ceder à pressão. Ela está convencida de que, se fizer isso agora, quando a campanha sequer começou e Haddad tem apenas 3% da preferência dos eleitores, poderá ser obrigada a ceder à pressão mais à frente para ajudar seu candidato, ficando refém dos aliados.

Fonte: MSN/Estadão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...