17.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 6 de agosto, 2025

Farmácias aumentam preços de medimentos além de limites do Ministério da Saúde

Saúde – 04/04/2013 – 11:04

A Drogasmil reajustou os preços de alguns medicamentos acima do limite estipulado pelo Ministério da Saúde, o Preço Máximo ao Consumidor (PMC). Várias farmácias aumentaram os valores de remédios nessa semana, antes da divulgação do índice de reajuste do governo — previsto para a próxima sexta-feira. A manobra, contudo, não é ilegal caso o preço se mantenha abaixo do estipulado pelo governo.

Na Drogasmil, dois medicamentos (o Viagra e o Trimedal) ultrapassaram o PMC (veja ao lado). Segundo farmacêuticos, os reajustes foram de até 7%. A maior alta foi a do Cataflam gel de 100g, que aumentou 20,3% na drogaria Pague Menos; e agora está a R$ 20,75.

A alteração foi anunciada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) em março. Em 2011, os reajustes autorizados foram de 3,54% a 6,01%, dependendo da participação dos genéricos no mercado.

Denúncias

O Ministério da Saúde recomenda que os consumidores denunciem os preços abusivos na ouvidoria, pelo 136. O órgão também aponta que, quando o índice for divulgado, a alteração pode ter efeito retroativo, e a Cmed terá que analisar caso a caso.

As drogarias Pague Menos e Droga Raia não se pronunciaram. A assessoria da Drogasmil não foi encontrada para comentar.

Fonte: Extra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PL de Coronel David proíbe cobrança de taxas de consignados de servidores públicos em MS

Fica vedada a cobrança de taxa, bem como de quaisquer outras tarifas ou encargos O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Coronel David...

Cachorro é flagrado em situação de abandono na Esplanada da NOB em Três Lagoas

Ouvinte da Caçula denunciou situação de cão debilitado em travessa próxima ao local da Festa do Folclore, onde Secretaria de Meio Ambiente confirmou que já está apurando o caso

“Você não está sozinha”: CRAM reforça acolhimento e apoio às mulheres durante o Agosto Lilás

Com aumento preocupante nos atendimentos, equipe reforça importância do acolhimento, informação e denúncia