36.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de setembro, 2025

Famílias residentes de barracos no Jardim das Primaveras serão beneficiadas com programa habitacional

23/04/2018 14h04

Serão 146 famílias que aguardam a mais de 10 anos a realização do sonho de ter uma casa própria

Por: André Mitterer

Foi anunciado em uma reunião no Plenarinho da Câmara Municipal, na sexta-feira (20) à noite com as famílias que residem em barracos o Jardim das Primaveras, que está prestes a se realizar o sonho da construção da casa própria e informou sobre as medidas iniciais que deverão ser seguidas para habilitar essas famílias a participarem do Projeto “Lote Urbanizado” do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas.

A reunião contou com a presença de Sônia Góis, diretora do Departamento de Habitação, com a presença do assessor jurídico, advogado Fábio Gimenez, e da assistente social, Romane Custódio. Estavam presentes também os líderes do Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), em Três Lagoas, Francisco Braz Nascimento (Chiquinho) e Vany Lucimar Mariano.

Como informou Sônia Góis, 56 famílias já residem em barracos, por elas mesmas construídos, no Jardim das Primaveras e “esta reunião, seguindo a orientação do prefeito Angelo Guerreiro, é para orientar as famílias, para que, finalmente, regularizem a situação e sejam habilitadas legalmente a participar deste programa habitacional”, explicou.

“Maioria das exigências nos foi formulada pelo Ministério Público para que a Prefeitura de Três Lagoas possa legalmente doar a área a estas famílias”, explicou o advogado Fábio Gimenez.

“São 146 famílias que, assim como eu, há tempo espera realizar o sonho de construirmos nossa casa para morarmos com dignidade”, comentou Vany Lucimar.

“Minha família e eu, há mais de 10 anos, alimentamos este sonho, que agora deverá tornar-se real”, disse.

LOTE URBANIZADO

Pelo Projeto “Lote Urbanizado”, o Governo do Estado, por meio de recursos da Agência Estadual de Habitação (AGEHAB), em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, investirá na construção de habitações populares.

Nessa parceria, caberá à Prefeitura a doação dos lotes para a autoconstrução das casas, a supervisão e orientações técnicas das obras e a urbanização completa da área, ou seja, toda a infraestrutura (ruas de acesso, luz, água e esgoto).

“É um programa habitacional, com recursos do governo do Estado e pelo sistema da autoconstrução, ou seja, cabe ao mutuário à construção da casa, seguindo o projeto técnico e as orientações da Prefeitura”, resumiu Sônia Góis.

“DESTA VEZ VAI DAR CERTO”

“Desta vez, acredito que iremos, finalmente, poder construir nossas casinhas”, disse Dionísia Gonçalves Florêncio (42), casada e mãe de um filho de 14 anos.

“Estou nesta luta, há quase 10 anos. Estava um pouco desanimada, mas desta vez estou confiante que tudo dará certo”, completou, mostrando o Lote nº 6 da Quadra 5, onde reside com a família, num barraco improvisado.

A mesma certeza demonstrou Daniela Cristina dos Santos de Moraes (29) anos, casada e mãe de três crianças, uma de 9, de 7 e a mais nova com 5 anos de idade.

Residente no Lote nº 4 da Quadra 5, “desde que começou o movimento de luta por moradia popular, há quase 10 anos e agora sei que valeu a pena esperar”, completou Daniela.

As duas vizinhas participaram também da reunião do Departamento de Habitação, na noite de sexta-feira (20), na Câmara Municipal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS debate combate à raiva em evento com participação nacional

E-Raiva MS acontece nos dias 18 e 19 de setembro, com palestras, lançamentos e troca de experiências sobre prevenção da doença

Três Lagoas domina ranking de alfabetização e emplaca seis escolas entre as dez melhores de MS

Município foi destaque no Prêmio Escola Destaque 2024, com 13 unidades premiadas entre 550 participantes no estado Três Lagoas consolidou seu protagonismo na educação pública...

Jovem é assaltada por trio de suspeitos de bicicleta na Vila Nova

Vítima de 18 anos foi empurrada ao solo e teve celular e bicicleta levados, onde um dos suspeitos simulava estar armado