24.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Falha em Angra 1 não representa risco de acidente nuclear

Geral – 20/04/2013 – 13:04

A falha eletrônica que resultou no desligamento automático da usina Angra 1, na quinta-feira (18), não representa risco em relação à possibilidade de um acidente nuclear, segundo o diretor da Aben (Associação Brasileira de Energia Nuclear), Edson Kuramoto.

O evento ocorreu no sistema de instrumentação e controle da unidade, que gera cerca de 640 megawatts (MW) para o SIN (Sistema Interligado Nacional). Enquanto a usina estiver desligada, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) utiliza reservas para abastecer o sistema.

“(…) esse evento de Angra 1, que chamamos de desvio operacional, mostra que o sistema [de proteção] está funcionando corretamente. Está tudo dentro do controle. Ruim seria se o sistema de proteção da usina não tivesse funcionado a contento”, explicou.

“As usinas nucleares possuem um sistema que monitora parâmetros e valores. O monitoramento contínuo representa o comportamento do reator e da usina como um todo. Quando esses parâmetros e valores fogem da normalidade e dos limites estabelecidos, o sistema de proteção do reator atua desligando a usina”, afirmou o especialista.

Segundo a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, não há previsão de retorno da operação da usina. A empresa afirmou ainda que “o evento não representou risco à segurança de Angra 1, aos trabalhadores da empresa, à população ou ao meio ambiente”.

“A causa e a raiz do desvio operacional vão indicar o tempo que será necessário para retomar a operação. Se o problema exigir troca de equipamentos, por exemplo, pode ser que o processo seja mais longo. Mas se for uma simples questão de ajuste de parâmetros, a operação é retomada imediatamente”, explicou o diretor da Aben.

“Uma usina nuclear não é igual a um carro, que você identifica o problema na bateria, por exemplo. O sistema de uma usina é muito mais complexo. São centenas de equipamentos. Cada um com o seu grau de complexidade”, disse.

Segundo a assessoria do ONS, o sistema trabalha com reservas disponíveis para eventos como o que ocorreu e, caso o desligamento persista por muito dias, há reprogramação das térmicas e aumento de geração em outras unidades. O ONS descarta ainda o risco de desabastecimento por conta do problema.

Angra 1 sai do sistema em um momento que os reservatórios das hidrelétricas dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte estão se recuperando, enquanto o subsistema Nordeste ainda sente o peso da pior seca na região nos últimos 50 anos.

Histórico

Esse é o segundo desligamento por conta de um problema eletrônico de Angra 1 nesta semana. Na segunda-feira, a usina foi desligada automaticamente durante a execução de um teste de rotina e voltou a operar no dia seguinte. Já Angra 2 ficou um dia parada em março por conta de um problema no sistema de alimentação de água.

Em janeiro, Angra 1 teve uma parada programada para troca de combustível. Já Angra 2 tem sua parada programada para maio. Esses desligamentos ocorrem em intervalos de 12 a 14 meses e fazem parte da rotina das geradoras, segundo a assessoria da Eletronuclear.

As usinas de Angra 1 e Angra 2 têm potência total de 1990 MW. A geração nuclear das duas usinas corresponde a 3% da eletricidade produzida no país e o equivalente a um terço do consumo do Estado do Rio de Janeiro. No ano passado, Angra 1 e Angra 2 geraram juntas 16 milhões de MWh. (Com Valor Econômico)

Fonte: Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-seleção define famílias do Conjunto Habitacional Violetas III

Evento será transmitido ao vivo e garantirá transparência no processo de escolha das 50 famílias contempladas

Lei amplia atuação de delegados em plantões no Mato Grosso do Sul

Norma permite que delegados de classe especial integrem escala de plantão quando não houver profissionais de classes inferiores disponíveis. Foi sancionada nesta quarta-feira (5) pelo...

Casa do Trabalhador oferece 125 vagas em Três Lagoas nesta quarta

Oportunidades se concentram principalmente em funções operacionais, de atendimento e construção civil. A Casa do Trabalhador de Três Lagoas está com 125 vagas de emprego...