31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Extração de gás pode trazer prejuízos ambientais para Três Lagoas e outras 25 cidades no estado

29/03/2018 14h45

A iminência da exploração do gás se deu depois que a Petrobrás arrematou o bloco de exploração na Bacia do Paraná

Por: Da Redação

A extração de gás de xisto poderá causar prejuízos incalculáveis para Três Lagoas (MS) e, pelo menos, outros 25 municípios do estado. O alerta é do deputado estadual Amarildo Cruz (PR). Esses impactos serão debatidos no dia 16 de abril, na Assembleia Legislativa, em audiência pública.

A iminência da exploração do gás, utilizado para a geração de energia elétrica, se deu depois que a Petrobrás arrematou o bloco de exploração na Bacia do Paraná, que engloba os municípios de Água Clara, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Campo Grande, Deodápolis, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Taquarussu e Três Lagoas, durante uma rodadas dos leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em setembro do ano passado.

Há ainda a possibilidade de outros nove municípios de Mato Grosso do Sul serem arrematados em uma nova rodada do leilão, prevista para acontecer nesta quinta-feira (29). São eles: Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Rochedo e São Gabriel do Oeste.

“A técnica utilizada na extração do gás de xisto provoca perfuração do solo, seguida de faturamento hidráulico, o que segundo cientistas e estudiosos de vários países, causa graves impactos ambientais, muitos deles, irreversíveis, e nós temos muita preocupação, principalmente porque a população não está ciente do perigo”, falou o parlamentar.

Por: Da Hora Bataguassu

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados