22.2 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Exames laboratoriais irão definir o destino das Capivaras da Lagoa Maior

30/03/2014 – Atualizado em 30/03/2014

Exames Laboratoriais irão definir o destino das Capivaras da Lagoa Maior

Animais que sempre tiveram seu espaço na natureza estão se tornando um problema na área urbana da cidade

Por: Rayani Santa Cruz

O espaço verdadeiramente pertence a elas, mas com o grande crescimento demográfico da cidade, a Lagoa Maior passou a ser ponto turístico, e as capivaras estão perdendo o espaço e até mesmo causando um certo risco para saúde de alguns frequentadores do local.

De acordo com a reportagem divulgada no dia 20 de março pelo portal da Rádio Caçula, o Ministério Público Estadual (MPE) de Três Lagoas realizou no mesmo dia, uma reunião em sua sede para saber os destinos dos animais que vivem na Lagoa Maior, cartão postal da cidade.

Foi discutido na reunião, providências para averiguar a situação dos animais pois havia suspeitas de que a infestação de carrapatos em áreas da Lagoas, poderiam transmitir doenças a população. Os integrantes do grupo de definiram que nesta semana, no dia 26 (quarta-feira) uma equipe especializada andaria no entorno da orla da lagoa recolhendo carrapatos e material necessário para exames específicos.

O promotor do Meio Ambiente, Dr. Antônio Carlos Garcia de Oliveira, afirmou que o futuro das espécies dependerá do resultado dos exames laboratoriais, caso alguma das capivaras estejam contaminadas elas poderão ser eutanasiadas, para prevenção de proliferação de doenças em humanos.

Enquanto nada é definido, veterinários orientam moradores a evitar passear com seu cães, em locais próximos aos grupos de capivaras ou tentar averiguar a área antes para evitar contato com o parasita.

Os cuidados valem também para pessoas que adoram sentar na grama para apreciar a Lagoa, os frequentadores devem levar um tecido e forrar o espaço antes de sentar, sempre verificando se há infestação do carrapato no local.

Foto: Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Conselheiras tutelares reforçam atuação firme na proteção de crianças e adolescentes em Três Lagoas

Kely Caroline e Mirian Herrera falaram sobre denúncias envolvendo crianças ciganas, além de casos de abandono, exploração e dos limites da atuação do órgão

Marinha realiza ação da Capitania Itinerante em Três Lagoas com serviços para navegadores

Atendimentos acontecem nos dias 19 e 20 de fevereiro no Balneário Municipal, com emissão e renovação de documentos náuticos

Prefeitura de Três Lagoas avança com segunda etapa de asfalto e drenagem no Jardim Alvorada

Obra com investimento superior a R$ 5 milhões inclui pavimentação, rede pluvial, calçadas acessíveis e sinalização viária