21.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Exames comprovam que macaca encontrada ferida não estava com febre amarela

09/04/2018 10h06

Por: Laís Eger Penha

Exames realizados em uma macaca, encontrada na região de Ilha Comprida, apontaram resultado negativo para a presença do vírus da febre amarela. O animal foi encontrado ferido no dia 23 de janeiro e foi resgatado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas e pela Polícia Militar Ambiental.

A macaca, da espécie Bugiu, foi achada ferida em uma fazenda. Provavelmente, ela foi machucada por algum outro animal. Devido ao surto de febre amarela em algumas regiões do Brasil, o CCZ coletou amostras de sangue, para analisar se o animal possuía, além dos ferimentos, alguma doença.

Os resultados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (09), pela Secretaria Municipal de Saúde. Exames, realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo (SP), confirmaram que o animal não era portador do vírus da febre amarela. O laudo específico, feito a pedido da Vigilância Epidemiológica de Febre Amarela, foi assinado pela médica veterinária Mariana Sequetin Cunha.

Hugo Nogueira Faria, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, aproveitou o resultado para reforçar a respeito da preservação dos macacos. “Ressaltamos que, os macacos não são os transmissores da doença, por isso não há razão para machucar ou mesmo matá-los”. A transmissão do vírus da febre amarela acontece através do mosquito aedes aegypti, o mesmo que transmite doenças como a dengue.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas conquista ouro na natação e se destaca no Festival Centro-Oeste em Campo Grande

Este resultado consolida Três Lagoas como uma referência na natação de Mato Grosso do Sul nas categorias de formação.

Novo equipamento em oftalmologia garante mais agilidade e reduz filas de exames em Três Lagoas

O novo Tomógrafo de Coerência Óptica (OCT) tem permitido maior precisão nos diagnósticos e ampliado significativamente a capacidade de atendimento

Serviços de Convivência promovem programação especial de fim de ano em Três Lagoas

As atividades começaram no dia 07 de novembro, com a Apresentação Natalina de Dança no Shopping Três Lagoas, e nessa sexta, 14 de novembro, teremos a participação dos grupos da AABB, CRASE e Patrulha Mirim.