25.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de setembro, 2026

Ex-secretário municipal está entre presos por tráfico que abastecia quatro estados

30/05/2014 – Atualizado em 30/05/2014

Por: MidiaMax

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29) seis pessoas em Mato Grosso do Sul por envolvimento em tráfico de drogas e organização criminosa, pela Operação Suçuarana. Entre eles está o ex-secretário municipal e diretor-presidente da Agência de Habitação de Ponta Porã, Leonardo Derzi Resende. De acordo com a PF, Alguns respondem por lavagem de dinheiro.

A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura de Ponta Porã, mas não obteve resposta.

A Operação

A Operação, que desmontou esquema de tráfico avaliado em R$ 30 milhões começou na manhã desta quinta-feira (29). Para cumprir 23 mandados de prisões os agentes realizam a ação juntamente com os federais de Mato Grosso do Sul. Pelo menos 150 policias participam da ação.

A polícia descobriu que o grupo criminoso tem um patrimônio estimado em R$ 50 milhões. Foi pedido o sequestro de 30 imóveis e 150 veículos, entre carros, utilitários e caminhões. A investigação durou aproximadamente um ano e desmontou esquema de tráfico de drogas que movimentava células em diversos estados brasileiros.

Neste período, houve apreensões de entorpecente, totalizando 1,1 toneladas de cocaína e três toneladas de maconha. Inicialmente, a cocaína vinha da Bolívia de avião e chegava ao Paraguai, onde atravessava para o Brasil via terrestre até a cidade de Ponta Porã.

De lá, seguia para um laboratório de refino localizado em Dourados, que foi descoberto e desarticulado em 28 de março. O entorpecente era embalado naquela cidade e seguia em fundo falso de caminhão para quatro estados, sendo Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Alguns integrantes da quadrilha moravam em condomínios de luxo e possuíam carros importados. Em um dos casos, um indivíduo montou uma revenda de veículos para justificar o seu patrimônio.

Os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas com agravante pela transnacionalidade, associação por tráfico e organização criminosa. Se somadas, as penas máximas ultrapassam 33 anos de prisão.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia destaca atuação do município após temporal em Três Lagoas

Prefeito reforçou a resposta das equipes após temporal que registrou ventos de 60,8 km/h e 11,2 milímetros de chuva na última semana

Jovem de 18 anos é pego vendendo crack e diz que alugou casa para traficar no Vila Nova

Guarnição abordou casal durante patrulhamento e encontrou crack pronto para venda, maconha e materiais usados no preparo e embalo das drogas

Jovem de 21 anos é morto a tiros; suspeito é preso

Um jovem de 21 anos, identificado como Felipe Matheus, foi morto a tiros na noite de segunda-feira, 7 de setembro, no distrito de Nova...
error: Conteúdo Protegido