30.1 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

Estudo revela que herpes pode chegar ao cérebro via nariz durante sexo oral, causando danos e complicações

Pesquisadores da Universidade de Chicago alertam que o herpes simplex tipo 1 (HSV-1), causador do herpes labial, pode alcançar o cérebro através do nariz durante o sexo oral, resultando em inflamação cerebral e possíveis danos, como encefalite ou até contribuir para doenças como Alzheimer.

O estudo revela que uma enzima chamada heparanase (HPSE), normalmente responsável pela remoção de células danificadas, é sequestrada pelo vírus, exacerbando a inflamação e causando danos cerebrais. Nos testes com camundongos, aqueles com níveis normais de HPSE sofreram infecções mais graves, com danos cerebrais e sintomas como perda de memória, ansiedade e dificuldade de equilíbrio. No entanto, quando os camundongos tinham níveis reduzidos de HPSE, os danos foram menos severos.

Embora a maioria das pessoas que carrega HSV-1 experimente apenas sintomas leves, como aftas, o estudo sugere que, quando o vírus atinge o cérebro, pode ter consequências de longo prazo. A pesquisa destaca que, devido à natureza do HSV-1, a transmissão pode ocorrer durante o sexo oral, com o vírus sendo injetado através do contato com feridas infecciosas.

Os sintomas típicos da herpes labial incluem formigamento, coceira, ardência, bolhas e feridas avermelhadas. Além disso, lesões podem surgir não só na parte externa da boca, mas também no céu da boca, na língua, nas bochechas, na gengiva e até mesmo na garganta.

Com informações EXTRA Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: “Eu só me defendi”: Suspeito de esfaquear três pessoas no Balneário alega legítima defesa

Jovem de 21 anos foi preso enquanto trabalhava em lava jato no centro de Três Lagoas nesta sexta-feira, 02, onde à Caçula ele afirma ter reagido a agressões durante show.

Vendedor de pães morre em colisão frontal com carro entre Brasilândia e Três Lagoas

Wallace Monteiro, de 30 anos morreu no local. Já a motorista do carro foi levada ao hospital, mas sem risco de morte.

Ladrão é preso após furtar bicicleta elétrica na porta de hospital

Criminoso possui extensa ficha e foi preso com uma faca e ferramentas usadas para arrombamento nesta sexta-feira, 02.