03/10/2014 – Atualizado em 03/10/2014
Estudantes do Campus Três Lagoas recebem Prêmio em Competição de Matemática
Por: Assessoria IFMS
Os estudantes do Curso de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio Integrado em Informática e Eletrotécnica do IFMS, campus Três Lagoas conquistaram o 2º lugar em Competição Nacional de Matemática promovida pela OBMEP.
Os Fermatianos, foi o nome com o qual os estudantes batizaram o clube e é uma referência ao Teorema de Fermat.
A iniciativa partiu do professor de Matemática do câmpus, Joel Becker que incentivou e motivou os estudantes inscrevendo-os no Clube de Matemática da Obmep. Os clubes são destinados aos estudantes que se identificam e possuem habilidades lógico-matemáticas aguçadas. Segundo o professor, o nível das competições é de boa complexidade para os amantes da matemática e permite que os estudantes avancem e construam conhecimentos que vão além dos conteúdos ministrados nas aulas regulares. Além disso, temos inscritos no clube, estudantes que atuam como monitores de matemática e recebem bolsa para tirar dúvidas e auxiliar outros estudantes que possuem menos habilidades e afinidade com os conteúdos matemáticos; logo, as atividades do clube melhoram não só a qualidade da educação matemática para os estudantes que participam do clube, mas para os demais também, que recebem auxílio de monitores cada vez mais preparados.
O desafio agora comenta o professor Joel, é formar novos clubes e aumentar cada vez mais o interesse dos estudantes pela matemática.
Na imagem, os integrantes do clube Os Fermatianos, composto pelos estudantes Elias Moraes, Gabriele Camargo, Samuel Sarmento, Pedro Bitencourt, João Flores e o professor mestre Joel Becker recebendo o prêmio da Obmep pela classificação na competição: Uma série de livros fantásticos sobre matemática. O grupo ficou empolgadíssimo e todos os volumes já foram levados para casa para serem “devorados”.
A Supervisora Pedagógica do câmpus, Renata Delgado, apoia a iniciativa e acredita que atitudes como esta é de suma importância para a formação dos alunos e que, apesar de todos os problemas que assolam a Educação em nosso país, ver estudantes compromissados com o seu próprio desenvolvimento e professores propiciando esta autonomia com relação à aprendizagem é muito gratificante e nos faz acreditar que ainda há esperança para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.




