21.8 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Estudantes da UnB encontram pichação com mensagens homofóbicas

Educação – 10/01/2013 – 08:01

Estudantes da UnB (Universidade de Brasília) encontraram uma pichação com mensagens homofóbicas na porta do CA (Centro Acadêmico) de Direito da instituição nesta terça-feira (8). Membros da Gestão do CA foram se reunir no local no início do dia para discutir sobre um evento que acontecerá em fevereiro próximo e encontraram mensagens pejorativas como “Ñ aos gays” e “Quem gosta de dar, gostar de apanhar” espalhadas pelas paredes e portas do espaço.

Para Lucas Carneiro, membro do CA, esta não é a primeira vez que isso acontece. Ele informou que as pessoas que presenciaram a cena tiraram fotos, enviaram para o email do CA e compraram tintas para limpar a pichação. Em seguida, o grupo emitiu uma nota oficial de repúdio no perfil do Facebook.

— Há quatro anos o CA de Direito milita pela causa LGBTS (lésbicas, gays, bissexuais, travessexuais e simpatizantes). Em julho do ano passado, a bandeira LGBTS foi retirada do suporte e jogada pela janela. Essas bandeiras também somem com frequência e são encontradas embaixo de sofás e em outros lugares da instituição, mas esta foi a manifestação mais agressiva que eu já vi.

O diretor da faculdade de Direito, George Galindo, relatou que ficou sabendo do evento somente no fim do dia e ficou triste por conta da situação.

Ele disse que apesar de não saber exatamente como tudo aconteceu, uma sindicância foi aberta para apurar o caso e um comunicado oficial solicitando apoio da Polícia Civil do Distrito Federal e da Polícia Federal será enviado ao reitor da faculdade para ajudar nas investigações.

— A gente não sabe nem se foi aluno da UnB, mas vamos apurar isso e punir os responsáveis no âmbito civil e penal. Sabemos que esse tipo de manifestação contra os grupos minoritários é frequente, mas vamos combater com bastante energia.

A nota do repúdio dizia, entre outras coisas, que as mensagens possuem um caráter “totalmente ofensivo, preconceituoso, pejorativo, machista e homofóbico”. O CA também explicou que a frase “Não existe nada mais sexy que um homem feminista” foi apagada junto com as outras.

Atualmente, pelo menos 1,2 mil alunos estudam na faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Na nota de repúdio, que teve bastante repercussão nas redes sociais, o CA pediu para que os alunos não se calem diante dessa situação, uma vez que as mensagens pichadas são bastante pesadas e ofensivas.

Fonte: Portal R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...