26/06/2014 – Atualizado em 26/06/2014
MS deve colher 7,4 milhões de toneladas de milho
Apesar de ser uma das maiores do país, produção será menor que a da safra passada
Por: Diário Digital
“A expectativa é que cheguemos a uma produção de 7,4 milhões de toneladas de milho safrinha”. Esta é a estima o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul Aprosoja/MS , Mauricio Saito. O levantamento preliminar antecipa que esta safrinha do milho não deverá atingir volume próximo ao recorde no ciclo passado, quando os agricultores colheram 7,8 milhões de toneladas. De acordo com a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso do Sul se manterá como o terceiro maior produtor do grão neste período, atrás de Mato Grosso e Paraná.
A abertura oficial da colheita do milho safrinha no Estado, com divulgação da expectativa de produção, produtividade e área destinada à cultura acontecerá na próxima terça-feira (1º), às 13h30, na Fazenda Campo Grande, saída para Bandeirantes. Durante o lançamento oficial da colheita do milho safrinha, a Aprosoja/MS apresentará o aplicativo utilizado pelos técnicos da Associação para o levantamento de informações que atualizam o banco de dados do Siga – Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio. Atualmente apenas profissionais da agricultura e produtores rurais têm acesso ao aplicativo.
De acordo com Siga, a produtividade mínima dos municípios inclusos nos estudos é de 70 sacas por hectare nas regiões de Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul. Com previsão de produtividade superior estão Laguna Carapã, Bandeirantes, Chapadão do Sul e Caarapó, com 90 sacas por hectare. Amambai, Dourados e Rio Brilhante têm estimada colheita de 80 sacas por hectare e Naviraí, com 75.
