27.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Espelhos ajudam a combater dor-fantasma em amputado

Geral – 29/02/2012 – 11:02

Pacientes do Camboja que sofreram amputação de membros estão testando um tratamento que usa um espelho para enganar o cérebro e reduzir a chamada dor-fantasma. Essa sensação de dor no membro amputado afeta até 80% dos pacientes.

O reflexo do membro intacto no espelho engana o cérebro para que ele enxergue dois membros saudáveis. Isso permite que ele volte a enviar comandos para esse membro, para que ele se “mexa”, aliviando a dor.

A técnica já é usada nos EUA e na Europa e ganhou fama após ser tema de um episódio da série “Dr. House” (Record e Universal) em 2009.

O treinador canadense Stephen Summer, que perdeu a perna esquerda em um acidente de moto há oito anos, está ensinando a técnica a pacientes do Camboja.

Mas o tratamento não funciona para todo mundo nem para todo tipo de dor, afirma Eric Altschuler, professor de reabilitação na Escola de Medicina de Nova Jersey, nos EUA. A sensação de ardor no membro amputado, afirma, não melhora com a técnica.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...