Economia – 28/07/2012 – 13:07
Nesta sexta-feira (27), o radialista Romeu de Campos Júnior recebeu em seu programa “Linha Direta com a Notícia”, Marco Garcia, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município que falou sobre o andamento do Aeroporto Municipal e outras obras.
Aeroporto Municipal
Devido o atraso da entrega da obra, Romeu perguntou ao secretário quais os motivos e empecilhos que a obra teve. O secretário disse se dever principalmente aos órgãos federais (ANAC e COMAR4), que estavam durantes esses 2 anos disputando a responsabilidade dos novos aeroportos, em 2008 se iniciou o processo de cercamento e balizamento da pista, vizando a homologação, com licitação de uma empresa que interrompeu o cercamento de 80% da pista em 2009 devido à um problema financeiro.
Quando se iniciou uma nova licitação iniciou-se uma disputa onde a ANAC passou a ser responsável, pelos aeroportos e transportes de passageiros, não aceitando as regras ou projetos que o COMAR4 tinha aprovado em Três Lagoas, e devolveu o projeto para o COMAR4, que não aceitou a devolução, afirmando que já tinha sido entregue e aprovado, ficou um empurra-empurra durante 2 anos, continuou Marco.
Ano passado através de uma movimentação do Deputado Giroto e do Senador Delcídio em Brasília, conseguiram interromper a briga e determinar através do Ministério dos Transportes que fosse a cargo da ANAC a responsabilidade de homologação da pista, reavaliação do projeto e aprovação para que fosse aberta uma nova licitação. O projeto foi refeito, foi encaminhado novamente para Brasília, houve um pedido de alteração, pela diferente interpretação do COMAR4 e ANAC, e esse ano teve início novamente das atividades para que fosse concluído o cercamento e o balizamento da pista, enfatizou.
Falamos mais em cercamento e balizamento porque são as obras mais visuais, mas nós temos também o sistema de segurança do Corpo de Bombeiros, que está incluso no projeto, que está sendo executado. A partir de maio reiniciou-se o trabalho, a empresa já concluiu a instalação do chamado Papi, um aparelho que orienta os pilotos na aproximação de pousos, para que a cidade comporte pousos com aparelho, ou seja, pousos noturnos, sem visibilidade, a pista já vai ter um aparelho que emite um sinal para o radar, exatamente cada metro da pista e a aeronave pode pousar sem riscos, mostrando até a altitude e a distância exatas da pista, um aparelho super moderno que já temos instalado há dois meses, explicou o secretário.
Está sendo realizado o grooving da pista, que são as ranhuras, que ajudam a frenagem do avião quando pousa, e que antigamente obrigatório só nas cabeceiras, agora na pista inteira, nova determinação da ANAC, e a parte de sistemas contra incêndio, nós já realizamos o treinamento do estado, da equipe do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas para operar no aeroporto, então toda hora que tiver pouso e decolagens de vôos comerciais, não apenas particulares, a equipe vai todo dia para o local e ficará de prontidão aguardando os pousos e decolagens, esta é a norma da ANAC, porque às vezes as pessoas se preocupam devido o fato de os Bombeiros estarem no local, mesmo a cidade tendo a sua demanda, e o aeroporto vai passar a maior parte do tempo sem movimentação, o que não é real, o avião decola com destino à Três Lagoas e já é avisado automaticamente ao controle da cidade e repassado para o Corpo de Bombeiros, que aguarda e com o cronograma da viagem, fica à disposição durante esse período. Então o aeroporto será concluído com tudo o que há de mais moderno e de necessário para segurança de toda a população que for utilizar os vôos, informou.
Sobre a questão de iluminação do Aeroporto Municipal Marco disse à Romeu, que já foram passados alguns cabos laterais, e será concluída com o balizamento, conforme o cronograma o grooving que iniciou no começo de julho com previsão de término no final de agosto, e começa o balizamento que é essa iluminação, de ponta à ponta da pista.
Com mais de 2 milhões em investimentos, o projeto tem mais o barracão onde ficará a Corporação de Bombeiros e dois caminhões, que ficarão disponíveis para atendimento de acordo com a determinação da ANAC, um desses caminhões servirá para atender o aeroporto o outro pode atender à cidade, durante todo o dia, e apenas no pouso e decolagem tem que estar de prontidão, por determinação técnica. Temos a facilidade da corporação ser próxima do aeroporto, que agiliza o processo, e são os investimento que o governo está fazendo com verba do PROFA (Programa de Financiamento de Aeroportos) do governo federal e que está sendo executado através do governo do estado do Mato Grosso do Sul, complementou o secretário de obras.
Companhias Aéreas
Romeu de Campos falou sobre os rumores de companhias que irão atuar na cidade e Marcos informou à população sobre as visitas que fez às companhias aéreas nacionais.
Estivemos eu e a Prefeita Márcia Moura (PMDB), nas companhias Passaredo, na Trip, na Azul, Gol e TAM, nesses dois anos de visitas. Já confirmado e cadastrado o slot (a saída de Guarulhos), nós temos a Passaredo com destino a São Paulo (SP) – Três Lagoas (MS), que saíra no período vespertino da cidade de São Paulo rumo a Três Lagoas diariamente.
A Azul firmou um contrato através de benefícios fiscais com o governo do estado que impôs à companhia, para que ela recebesse incentivo de em partes do ICMS sobre abastecimento que ela faz nos aeroportos, ela teria que operar vôos em mais dois aeroportos, além do de Campo Grande (Capital), onde já são realizados. E com isso foi imposto mais duas rotas, Dourados (MS) e Três Lagoas (MS), a companhia já visitou Dourados, onde o processo foi concluído e começa operar a partir do mês que vem, e Três Lagoas a Azul está esperando homologação da pista para operar os vôos.
A TAM tem interesse em operar vôos de escala no município na rota entre São Paulo e Campo Grande, existe esse projeto que não foi confirmado, existe o congestionamento dos vôos de São Paulo e a empresa tenta encaixar em um vôo existente, na rota de São Paulo à Campo Grande com escala em Três Lagoas, essa é uma possibilidade que eu acredito de acordo com a demanda na abertura do aeroporto isso tende a se confirmar. Além do fluxo que nós temos para São Paulo, temos fluxo para a capital do estado (Campo Grande) e isso pode ser interessante para a companhia.
A TRIP se fundiu com a Azul então consideramos uma companhia. A Gol não se manifestou a esse respeito, mas ela tem vôos com destino à Rio Preto (SP), que talvez possa ser feito uma extensão, à título de especulação. Que seria interessante devido ao fluxo de pacientes na cidade, seria muito bem vindo diante da demanda que irá crescer juntamente com Três Lagoas.
Inauguração
Referente à data de inauguração do Aeroporto, Marcos Garcia afirmou que a obra será concluída até o final do ano. O cercamento, balizamento e proteção contra incêndio têm previsão de conclusão em outubro, no máximo novembro, essa parte do governo do estado. No próximo mês terminaremos a parte do terminal, se alguém estiver em frente do aeroporto já pode visualizar, está praticamente pronto, estamos colocando o piso essa semana, o raio-x já foi comprado para ser instalado no local.
O Aeroporto tem possibilidade de ampliação lateral, se a demanda aumentar, de acordo com o crescimento da cidade. O prazo de homologação para que esses vôos comecem atuar, será de no máximo novembro/dezembro, se não houver nenhum atrapalho.
Administração
A questão de administração foi discutida entre o secretário e Romeu, Marco disse que hoje a administração é terceirizada, inclusive é utilizada nas outras regiões do estado, Dourados, por exemplo, que foi a última obra a ser homologada, o controle aéreo é terceirizado, porque precisa de pessoas altamente capacitadas para estar operando os aparelhos de controle aéreo, então a tendência é que o controle aéreo seja terceirizado e a administração ou ficar à cargo da prefeitura, na parte de terminal e hangares, ou terceirizar para outra empresa.
Precisamos pesquisar a viabilidade, as vantagens em administrar o aeroporto são receitas de tarifas de embarque e desembarque, aluguel de hangares, aluguel de bares no interior, parte da taxa do abastecimento, aluguel de estacionamento e etc. Por outro lado precisa-se administrar limpeza, gerência e manutenção de todo o aeroporto. Se abrir uma licitação e aparecer interessados, ela vai começar administrar no começo cerca de 2 voos diários.
Capacidade
Marco Garcia falou sobre qual será a capacidade dos vôos e aeronaves para Romeu. Existem classificações técnicas, não pelo tamanho. Porque a pista de Três Lagoas é maior que Congonhas, mas sim pela capacidade de impacto, a pista tem que ter níveis de compactação para aguentar aeronaves cada vez maiores. Um airbus300 de 160 lugares seria o limite para a pista. O mesmo avião usado para os vôos na capital.
As aerovanes confirmadas pela Passaredo e Azul tem 70 lugares, um turbo hélice, que faz a linha de Araçatuba (SP) – São Paulo (SP). Também há a possibilidade do Airbus trafegar, mas somente no término das obras de balizamento, o Papi o IPTA (equipamento de controle aéreo) estiverem funcionando o vôo da TAM na rota de Campo Grande, pode passar na cidade.
Porto Seco – Porto Fluvial
Romeu aproveitou a oportunidade para falar sobre as obras de portos do Município, e Marco informou que a prefeitura fez um projeto concluindo em alguns dias a entrega por parte da empresa contratada para fazer um levantamento de técnica, viabilidade técnica e econômica do porto seco e do porto fluvial, basicamente do porto seco, o fluvial nós já temos a área que é a Cascalheira, bem conhecida, existe um porto hoje, o que foi utilizado na construção da usina hidrelétrica e tem a estrutura para ser um porto fluvial para Três Lagoas, e nesse espaço se imaginou também fazer o porto seco, para que isso tudo seja construído, será necessário um esforço político muito grande, poucas cidades conseguem instalar um porto seco, pois há uma restrição muito grande.
Em compensação existem números na cidade para conseguir isso politicamente e tecnicamente.
Nós somos hoje o maior exportador do mercado, isso já nos credencia para ter o porto seco, se cogita o governo do estado trabalhou muito para ter o porto seco de Campo Grande, nós acreditamos que para as empresas locais não há interesses e até conversamos com eles, de pegar uma carga e desembaraçar para Campo Grande e voltar em direção ao porto, ou seja, ele estaria gastando duas vezes.
Campo Grande atenderia outras regiões do estado, até Mato Grosso, o de Três Lagoas é essencial para as empresas daqui, como o Município é exportador e um dos grandes importadores, nós tivemos no ano passado U$ 720 milhões em importação, nós temos um fluxo muito grande de cargas que viabilizaria o porto seco em nosso conhecimento, disse Marco.
O acesso da Cascalheira precisa ser melhorado e viabilizando o porto seco no mesmo espaço. Uma área alfandegária. O processo é demorado, complicado, mas com o apoio da federação das indústrias do estado de Mato Grosso do Sul, as indústrias locais, no caso a Petrobrás que tem um poder em Brasília muito grande, Fibria, Eldorado, Sitrel, Metalfrio, indústrias têxteis que importam muito, o peso delas será fundamental para o porto seco e porto fluvial, encerrando o assunto.
Linha Férrea Municipal
Sobre as linhas férreas da cidade, Romeu perguntou sobre o projeto que está sendo executado, que irá subtrair as linhas do centro e o trem passará por outro local. Marco disse que a nova linha férrea de Três Lagoas está prevista para agosto e retomada da obra, que teve uma interrupção, e agora está sendo retomadas as negociações, no futuro a cidade será uma só, sem a divisão da linha que cruza a cidade, além das áreas que serão doadas para a prefeitura pelo governo, para o setor de serviços e será um grande desenvolvimento e ainda existe um estudo do Governo do Estado e Governo Federal, para que mudasse a rota norte-sul, que desce no Mato Grosso do Sul e passaria até o sul do estado, e ligaria o estado ao oceano, projeto de longo prazo, encerrou.
Fonte: Da redação / Rádio Caçula