24.6 C
Três Lagoas
sábado, 14 de junho, 2025

Escola de Três Lagoas é finalista em competição nacional de inovação

Alunos da Escola Estadual João Magiano Pinto se destacam no Samsung Solve For Tomorrow com o projeto “Arduino Fluvial”, que visa prevenir desastres naturais.

A Escola Estadual Prof. João Magiano Pinto, de Três Lagoas, é a única representante de Mato Grosso do Sul a figurar entre os 20 semifinalistas da 13ª edição do Samsung Solve For Tomorrow, uma competição nacional que incentiva projetos inovadores em ciência e tecnologia. O destaque da escola é o projeto “Arduino Fluvial”, desenvolvido por cinco alunos do primeiro ano do Ensino Médio sob a orientação do professor Genilson M. Souza.

O “Arduino Fluvial” é um protótipo que utiliza a plataforma Arduino para monitorar o nível de água em áreas sujeitas a enchentes. O sistema, que mede o nível da água com um sensor ultrassônico, envia alertas em tempo real via SMS para autoridades e moradores em caso de enchentes iminentes. Essa solução tecnológica busca contribuir para a segurança de comunidades vulneráveis.

Para Ítalo Cauã Costa Ferreira Anacleto, um dos alunos envolvidos, ser semifinalista foi uma surpresa. “É gratificante ver um projeto que começou em uma conversa de sala de aula entre os 20 melhores. Estamos focados em aprimorar nossa ideia para avançar na competição”, afirmou.

Desde o dia 20 de agosto, os estudantes recebem mentoria técnica do Solve For Tomorrow para aperfeiçoar o protótipo. Ao todo, 2.800 projetos foram inscritos, sendo 62 de Mato Grosso do Sul. A próxima etapa classificatória acontece no dia 16 de outubro, quando dez finalistas serão anunciados.

Professor e direção celebram o sucesso dos alunos

O professor orientador Genilson M. Souza destaca o valor da educação como caminho para o crescimento pessoal e acadêmico. “Participar de projetos que desafiam o conhecimento e a criatividade é essencial para o desenvolvimento dos alunos, e ver o progresso deles é uma recompensa enorme”, declarou.

A diretora da escola, Lourdes Alves Neres de Souza, também expressou orgulho pela participação dos estudantes na competição. “Representar o estado em uma iniciativa que une educação e tecnologia é um grande passo. O apoio de professores como o Genilson é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos”, concluiu.

Sobre o Solve For Tomorrow

O Solve For Tomorrow é um programa global de cidadania corporativa da Samsung que busca desenvolver o interesse de estudantes em áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Em 2024, mais de dois mil projetos de escolas públicas de todo o Brasil foram inscritos.

A premiação será realizada no dia 3 de dezembro, em São Paulo, onde seis projetos serão premiados: três escolhidos por um júri técnico e três pelo voto popular. As escolas e alunos vencedores receberão produtos da Samsung como reconhecimento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com tecnologia inédita, MS tem monitoramento ambiental para identificar desmatamento e queimada

A sala de situação foi projetada como uma ferramenta estratégica de apoio à fiscalização, gestão territorial e à governança ambiental, promovendo maior agilidade e precisão nas ações de comando e controle.

Exames de DNA feitos pela Polícia Científica ajudam a garantir identidade e cidadania em MS

A investigação de paternidade foi autorizada judicialmente e encaminhada à Polícia Científica, sem custo para a família.

Abertura de empresas cresce em Mato Grosso do Sul, com mais de 1 mil registros no mês de maio

Entre os municípios, Campo Grande puxa os índices com 410 empresas, seguida por Dourados com 96, Chapadão do Sul com 40 firmas, Três Lagoas com 39 e Sonora com 36 empresas.