34.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Equipes da Saúde preparam Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti

04/01/2018 14h51

Resultados do levantamento vão nortear ações de combate ao vetor da dengue

Por: Da Redação

As equipes do Setor de Controle de Endemias da Diretoria de Vigilância e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas (MS) preparam-se para a realização do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti de 2018.

Este primeiro levantamento está previsto para ser realizado a partir de segunda-feira (8) a sexta-feira (12).
De acordo com o coordenador do Setor de Endemias, Alcides Divino Ferreira o levantamento irá nortear as principais ações de combate ao vetor da dengue, chikungunia e zika virus, o mosquito Aedes aegypti.

O último levantamento realizado na primeira semana de novembro de 2017, indicou 0,5% de infestação do mosquito. Esse índice é considerado satisfatório, segundo os critérios das faixas de avaliação do Ministério da Saúde, porque ficou abaixo de 1%.

Os critérios de avaliação do Ministério da Saúde para o controle da dengue identificam os criadouros predominantes e a situação de infestação, pelo levantamento dos focos de presença do vetor.

Segundo o Ministério da Saúde, quando o extrato identifica menos de uma casa infestada de criadouros para cada 100 pesquisadas, o índice (até 0,9%) é considerado satisfatório. Quando as equipes de Saúde identificam de uma a três casas infestadas a cada 100 propriedades pesquisadas, o índice é avaliado como sendo uma situação de alerta.

“O trabalho das nossas equipes de Agentes de Combate às Endemias é muito importante para mantermos e até reduzirmos ainda mais os índices de infestação do Aedes aegypti”, ressaltou o coordenador.

“Porque qualquer descontinuidade nas ações de enfrentamento e controle de vetores, principalmente nesta época de chuvas pode alterar o quadro para uma situação de risco de surto da dengue em determinado bairro ou em toda a cidade”, explicou.

Enfrentamento e controle

O coordenador de endemias ressaltou a importância das ações de enfrentamento e controle dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, realizados em 2017, como “Meu Bairro Limpo” e as visitas domiciliares e ações continuadas das equipes de Agentes de Combate às Endemias.

Além das campanhas de educação e prevenção, “nossas equipes realizam periodicamente as visitas domiciliares para localização e eliminação dos focos criadouros do Aedes aegypti e orientação das famílias”, informou Alcides.

“Infelizmente, constatamos que mais de 80% dos focos, criadouros do mosquito, são residenciais, passíveis de eliminação, como: bebedouros de animais, vasos de plantas e até pequenas tampinhas de garrafas de plástico”, alertou.

Monitoramento

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde mantém atualizado o monitoramento da dengue, através do Boletim Epidemiológico semanal dos casos notificados e confirmados.

Em dezembro de 2017, foram notificados 15 novos casos de dengue, sendo confirmado apenas um caso positivo e 14 negativos.

No acumulado de 2017, Três Lagoas registrou 606 casos notificados 25 casos confirmados de dengue. Desse total, 579 já obtiveram resultado negativo.

*Com Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ELDORADO BRASIL MARCA PRESENÇA NO 7º CONGRESSO FLORESTAL E DEBATE FUTURO DA CELULOSE EM MS

No congresso, o diretor florestal Germano Vieira detalhou o trabalho da empresa na busca pela “árvore perfeita”, com atributos que asseguram madeira de excelência...

Prefeitura de Três Lagoas realiza Dia D de Prevenção e Combate à Leishmaniose Visceral nesta sexta-feira (22)

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 22 de gosto, das 8h às 11h, o...

Comitê Municipal realiza 6ª reunião de Mobilização e Combate às Arboviroses

Encontro discutirá metas e estratégias para futuras ações de prevenção em Três Lagoas