25 C
Três Lagoas
segunda-feira, 13 de abril, 2026

Entra em vigor lei que prioriza matrícula de filhos de mulheres vítimas de violência

A lei também assegura a prioridade de matrícula para as crianças e adolescentes vítimas de violência

10/07/2019 10h22
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), a Lei 5.363, que estabelece prioridade de matrícula nos estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica.

O autor da nova lei, deputado Marçal Filho (PSDB), explicou que a medida irá facilitar a transferência para escolas de outras regiões ou cidades, caso as mães precisem mudar de endereço junto de seus filhos para se afastar do agressor.

A lei também assegura a prioridade de matrícula para as crianças e adolescentes vítimas de violência. “Na maioria dos casos, as vítimas não esperam a proteção do poder público e procuram abrigo em casa de amigos e familiares. Para evitar que a burocracia seja um obstáculo às crianças e adolescentes que queiram continuar seus estudos, torna-se necessário garantir esse direito por lei”, destacou Marçal Filho.

Na Assembleia Legislativa, o deputado é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher. Várias ações têm sido desenvolvidas nessas áreas, de forma a garantir proteção e direitos. Na semana passada Marçal Filho apresentou projeto de lei que tem como objetivo facilitar o acesso à moradia para mulheres vítimas de violência doméstica.

A proposta inclui, entre as condições que devem ser observadas para cadastros de pessoas nos programas habitacionais e sociais do estado, a situação de vulnerabilidade envolvendo essas pessoas quando são vítimas de violência doméstica. Este projeto ainda passará por votação na Assembleia Legislativa.

Informações assessoria de comunicação

Marçal é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente - Foto: Luciana Nassar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em agenda por Três Lagoas, Riedel e Cassiano Maia entregam 30 moradias no Violetas III

Casas integram projeto de 50 unidades e reforça parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para ampliar o acesso à moradia digna no município

Academia Medsport brilha em festival de natação e conquista mais de 100 medalhas em Andradina

A cidade de Andradina foi palco de um grande espetáculo esportivo neste sábado (11/04), durante a realização do Festival de Natação Novos Talentos. O...

Reboque clonado é descoberto na BR 262 e acaba apreendido em operação da PRF

Veículo com placas falsas e irregularidades administrativas foi interceptado durante fiscalização em Água Clara