23.3 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

Enfermeira francesa é suspeita de ter sido infectada pelo vírus causador da SARS

Saúde – 13/05/2013 – 08:05

Uma enfermeira do hospital que abriga o primeiro e único caso confirmado da nova SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave, nova cepa do coronavírus) na França foi hospitalizada com suspeita de ter sido infectada, informaram as autoridades de saúde francesas.

REUTERS/Pascal Rossignol

Hospital abriga os 3 casos franceses da nova cepa do coronavírus causador da SARS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o para 33 o número de casos confirmados em todo o mundo depois que a Arábia Saudita informou que duas pessoas que haviam sido internadas em abril receberam confirmação por laboratório que estavam infectadas pelo coronavírus.

Até o momento não há evidência comprovada da transmissão do coronavírus entre humanos, mas especialistas em saúde estão preocupados com o aparecimento de possíveis novos casos, que começaram no Golfo (Oriente Médio) e se espalharam para a França, a Grã-Bretanha e Alemanha.

Duas pessoas que tiveram contato com o paciente francês infectado, um homem de 65 anos que adoeceu após voltar de Dubai, foram internadas na noite desta quinta-feira.

Um deles é um paciente que, no final de abril, compartilhou quarto com o infectado em uma enfermaria quando estava em um hospital na cidade de Valenciennes, norte da França. O outro é o médico que fez o tratamento.

O paciente de 65 anos que está em uma situação grave, porém estável, foi transferido para uma ala isolada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Douai, perto de Lille, onde o terceiro caso apareceu. Ele foi transferido para Lille nesta quinta-feira à noite.

“Nós identificamos o caso da noite para o dia. A rapidez corresponde às investigações que estamos desenvolvendo desde que tivemos nosso caso de coronavírus confirmado”, disse Sandrine Kueny, vice-diretora da agência de saúde regional.

A enfermeira trabalhava na unidade de infectologia do hospital, mas não ficou claro se ela teve contato direto com o doente.

O coronavírus é da mesma família viral que a gripe comum, e foi o responsável pelo surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) que, no final de 2003, se disseminou pelo mundo a partir da Ásia – matando 775 pessoas.

Fornecendo detalhes sobre os dois novos casos na Arábia Saudita, o ministro da saúde saudita, Ziad Memish, disse em um e-mail para o ProMED (sistema de monitoramento online de doenças) que um estudo dos casos reportados anteriormente e a repetição dos testes nos suspeitos de infecção identificou dois casos adicionais nesta quarta-feira, 8 de maio.

O primeiro paciente é um homem de 48 anos, com várias condições médicas prévias, que adoeceu no dia 29 de abril. Segundo a OMS, a condição dele é estável.

O segundo paciente é um homem de 58 anos, com problemas médicos preexistentes, que ficou doente dia 6 de abril. Ele se recuperou totalmente e recebeu alta do hospital no último dia 3 de maio.

Memish acrescentou por e-mail que as ações tomadas pelas autoridades sauditas desde 1º de maio tinham impedido que novos casos surgissem.

Desde o início de maio, 15 pacientes tiveram casos confirmados do surto na Arábia Saudita e 7 deles morreram, disse a OMS. Dos 15 pacientes, 12 eram homens e 3 mulheres. A faixa etária dos pacientes infectados é de 24 a 94 anos.

Autoridades francesas recomendam que qualquer pessoa que tenha viajado recentemente para a região do Golfo consulte um médico em caso de febre.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.