22.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

106 estudantes são premiados em MS pela OBMEP

Desse quantitativo das escolas públicas, serão 8 medalhas de ouro, 21 com medalha de prata e 70 de bronze.

CORREIO DO ESTADO – Maior olimpíada científica do país, a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 106 estudantes em Mato Grosso do Sul. 

Desse quantitativo das escolas públicas, serão 8 medalhas de ouro, 21 com medalha de prata e 70 de bronze. 

Na região Centro-Oeste, 562 estudantes serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze pelo desempenho que alcançaram na 17ª edição da competição.

Destes, 49 estudantes conquistaram medalhas de ouro, 123 levaram a de prata e 390, a de bronze. O Distrito Federal se destacou na região, com 201 medalhas no total: 22 delas de ouro, 58 de prata e 121 de bronze. Goiás conquistou 166 medalhas, seguido de Mato Grosso do Sul, com 106, e Mato Grosso, com 89.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa reuniu 18,1 milhões de jovens dos Ensinos Fundamental e Médio nesta edição, que alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.
 
Em todo o Brasil, a 17ª OBMEP vai conceder 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida. A lista de todos os premiados pode ser conferida neste link.
 
Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes têm direito a encontros presenciais ou virtuais para aprofundar o conhecimento matemático e os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais.
 
Os medalhistas matriculados em cursos de graduação também podem participar da seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os selecionados têm a chance de fazer estudos avançados em matemática junto com a graduação, em qualquer área, e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de R$ 400 mensais.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP pretende popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino Fundamental e Médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social pela difusão do conhecimento.

Este ano, a olimpíada expandiu a faixa etária dos participantes com a criação da Olimpíada Mirim – OBMEP, voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com a participação de crianças a partir de 6 anos, a iniciativa é a primeira competição nacional de matemática para alunos tão jovens. O objetivo é transformar a relação com a disciplina desde as séries iniciais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Unidades móveis de vacinação percorrem MS e chegam à Região Leste em abril

Estratégia do Governo de MS leva unidades móveis de imunização a todas as regiões do Estado até julho, fortalecendo o Programa Nacional de Imunizações O...

Prouni divulga resultado da primeira chamada com 6,8 mil bolsas em Mato Grosso do Sul

Seleção considerou notas do Enem 2024 e 2025, no estado, mais de 3,2 mil bolsas são integrais O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou nesta...

Abertura do ano legislativo aponta avanço no debate sobre jornada de trabalho

Presidente da Câmara destaca redução da jornada de trabalho, regulação de aplicativos, segurança pública e combate ao feminicídio como prioridades do semestre O presidente da...