29.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro, 2025

Em duas semanas, Paraguai destrói mais droga do que MS apreendeu nos últimos dois anos

Mega operação que teve ajuda do Brasil, apreendeu 1,5 mil toneladas de maconha e fechou 97 acampamentos do narcotráfico no distrito de Amambay, região próxima a fronteira com Mato Grosso do Sul.

09/03/2021 09h23
Por: Gabrielle Borges

A mega operação do Paraguai contra o narcotráfico e que teve apoio do Brasil, destruiu em duas semanas uma quantidade de maconha maior do que toda droga apreendida em Mato Grosso do Sul entre os anos de 2019 e 2020. O estado, é a principal entrada da maconha no país.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Nacional de Antidrogas do Paraguai (Senad), mostram que o país destruiu por meio da operação batizada como Nova Aliança, 1,5 mil tonelada de maconha, contra 1,1 mil toneladas das principais drogas apreendidas em todo o estado nos últimos dois anos.

Ainda de acordo com Senad, em 15 dias, foram destruídas 525 hectares de plantações de maconha e 18, 3 mil quilos da droga pronta para ser traficada foram queimadas. Não houve registro de presos e 97 acampamentos do narcotráfico foram fechados. O prejuízo para as organizações criminosas foi estimado em 47,8 milhões de dólares

Conforme a secretaria, 80% de toda maconha produzida no Paraguai é destinada para o Brasil. A mega operação contou com 4 helicópteros e 170 policiais dos dois países. Agentes especiais do órgão e também da Polícia Federal do Brasil, foram à campo em busca das produções de maconha no Departamento (Estado) de Amambay, localizado na região norte do Paraguai, principal região produtora da droga no país.

Em 2020, a Senad e o Ministério Público do Paraguai destruíram mais 8 pistas de pouso e decolagem clandestinas usadas por traficantes no departamento de Amambay. Uma deles ficava a apenas 15 km de Ponta Porã (MS).

A secretaria ainda informou que essas pistas são consideradas pontos estratégicos de traficantes que transportam maconha e cocaína da Bolívia e da Colômbia e depois enviam para o Brasil. A operação segue por tempo indeterminado.

Apreensão recorde em MS

No dia 18 de fevereiro deste ano, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) fez a maior apreensão de droga do ano de Mato Grosso do Sul. O flagrante foi na MS-386, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.

Segundo o DOF, quase 21 toneladas de maconha, estavam escondidas em uma carga de milho, em uma scania que estava acoplado a um semirreboque.

Conforme a ocorrência, os militares deram ordem de parada ao condutor da carreta, que disse transportar cerca de 32 toneladas de milho. Os policiais desconfiaram do excesso de nervosismo do motorista e realizaram uma vistoria na carga, onde localizaram a presença dos fardos prensados do entorpecente.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nos dois primeiros meses deste ano foram apreendidos 104 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul. Um crescimento de 211 %, se comparar com o mesmo período de ano de 2020, quando foram apreendidos 33,6 toneladas.

Em duas semanas, Paraguai destrói mais droga do que MS apreendeu nos últimos dois anos. — Foto: Senad/Divulgação

Brasil e Paraguai montam mega operação em combate ao narcotráfico. — Foto: Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai/Divulgação

Pista clandestina destruída na fronteira com o Brasil — Foto: Ministério Público do Paraguai/Divulgação

DOF faz maior apreensão de droga do ano escondida em carga de milho em MS. — Foto: DOF/Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

6º Prêmio Professores da Infância valoriza práticas pedagógicas na Educação Infantil em Três Lagoas

Evento reconheceu 16 docentes da Rede Municipal de Ensino por projetos desenvolvidos na Educação Infantil A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal...

Prefeitura de Três Lagoas recebe kits do Governo do Estado para modernização das salas de vacina

Equipamentos vão reforçar a estrutura de oito Unidades de Saúde da Família e fortalecer a rede municipal de imunização A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Homem é preso ao tentar vender produtos furtados e reage com ironia em Três Lagoas

Suspeito estava evadido do regime semiaberto e foi detido pela Polícia Militar no Centro da cidade Um homem de 42 anos foi preso pela Polícia...