38 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Em condições extremas de temperatura, 9 municípios ultrapassam os 40ºC em Mato Grosso do Sul

A baixa umidade relativa do ar deste sábado(11), que varia entre 10 e 20%, vem preocupando os meteorologistas.

CORREIO DO ESTADONa tarde deste sábado (11) Mato Grosso do Sul passou por condições extremas de temperatura, registrando 9 municípios com máximas que ultrapassaram os 40ºC.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) as cidades de Porto Murtinho (42,3ºC), Coxim (41,9ºC), Três Lagoas (41,6ºC), Bataguassu, Corumbá, Pedro Gomes (41,1ºC), Miranda (41ºC), Aquidauana (40,8ºC), e Água Clara (40,6ºC) são as cidades mais quentes do Estado neste sábado.

O Centro de Monitoramento também alerta para a baixa umidade relativa do ar, que está chegando aos valores entre 10 e 20% na maior parte do Mato Grosso do Sul, sendo que a situação mais critica deste diminuição foi registrada em Três Lagoas, com 12% de umidade até as 15h.

Quando a umidade do ar está em 20%, já é considerado estado de alerta. Ficando aquém de 12%, a situação é de emergência.

Neste mês, Mato Grosso do Sul deve registrar novos recordes de calor em seus municípios por conta de uma nova onda de calor que iniciou neste fim de semana, mantendo alto os índices de temperatura no decorrer da próxima semana.

De acordo com os meteorologistas do Cemtec-MS, o motivo desta onda de calor se dá por uma massa de ar quente que está cobrindo a região, podendo provocando o calor extremo no Estado. “Entre os dias 10 e 20, os modelos indicam a atuação de um bloqueio atmosférico [sistema de alta pressão atmosférica] que vai favorecer uma intensa onda de calor, e as temperaturas poderão atingir entre 40°C e 45°C”, informou a Cemtec-MS em nota.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Focado em escolas e na educação para o trânsito, programa Detranzinho prorroga as inscrições para 2026

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental I uma experiência educativa e interativa para compreender e internalizar as regras de circulação, preparando-os para uma convivência segura no trânsito.

Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil

Especialistas reforçam orientações para quem vai pegar a estrada

Experiência em análises periciais de acidentes mostra padrões que se repetem em feriados e podem ser evitados com atitudes simples